Carnaval da Bahia vai ter distribuição de 1 milhão de preservativos

Em Salvador, os postos de testagem serão montados na Av. Milton Santos, em Ondina, e na Av. Centenário, na Barra

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de janeiro de 2024 às 18:42

Preservativos serão distribuídos no Carnaval
Preservativos serão distribuídos no Carnaval Crédito: Leonardo Rattes/SAÚDE GOVBA

Todo mundo quer ser feliz no Carnaval, mas, é preciso se proteger para que a felicidade não se torne um problema de saúde. Por isso, o Carnaval da Bahia vai ter testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em estandes em circuitos de Salvador e em Porto Seguro e a distribuição de 1 milhão de preservativos.

Em Salvador, os postos de testagem serão montados na Av. Milton Santos, em Ondina, e na Av. Centenário, na Barra e, em Porto Seguro, na Passarela do Descobrimento. Cada estande terá a capacidade de realizar 1 mil testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais por dia.

Em caso de resultado positivo, a pessoa terá a assistência social no posto e já sairá do circuito com encaminhamento médico. A novidade de 2024 é que, em caso positivo de sífilis, o tratamento já será iniciado no estande, com a aplicação de penicilina benzatina.

“Em caso de um resultado positivo, ela [pessoa que positivou] já recebe assistência ali mesmo. É uma forma, inclusive, de cuidar da saúde mental das pessoas, que podem ser impactadas por um resultado positivo inesperado. No posto, ela já terá toda a assistência para iniciar o tratamento”, explica a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

Os postos contarão também com preservativos à disposição do público e material informativo sobre ISTs. A campanha não se limita aos estandes. Tanto os preservativos como o informe serão distribuídos nos circuitos do Carnaval.

O Correio Folia tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador