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Alô Alô Bahia
Publicado em 19 de janeiro de 2024 às 10:22
o ano em que completa 45 anos de carreira, Carlinhos Brown terá, pela primeira vez, um camarote no Carnaval de Salvador. O espaço será exclusivo para convidados e vai funcionar, na Barra, onde é o Barravento, de sexta (9) a terça-feira (13), de 15h a meia noite. A estimativa é que receba mil convidados por dia, de forma rotativa.
De acordo com o empresário de Brown, Fábio Almeida, a ideia é que seja algo diferente do que o público está acostumado a ver nos circuitos da folia baiana. Mais do que um espaço privilegiado para ver os desfiles dos trios com conforto e bons serviços, os convidados poderão fazer uma imersão em toda a carreira do artista.
E, claro, vão se deparar, em cada canto, com toda a irreverência do cacique do Candeal. Vai ser possível ver vídeos e fotografias de momentos que marcaram a trajetória de Brown ao longo desses 45 anos, instrumentos usados pelo artista, além de figurinos e os famosos cocares - adorno de pena - que o músico usa em apresentações. O espaço também contará com um palco acústico. Mas nada de grade de artistas. O lugar promete ser palco de encontros inusitados.
"Não vai ser um palco do estilo dos camarotes. Vai ser um palco onde, de repente, Carlinhos Brown está no camarote e aparece um amigo dele do Tribalistas ou algum amigo que já gravou com ele, e eles vão e fazem um som lá. A proposta é congregar todo o serviço típico de um camarote de relacionamento e convidados, com amigos e artistas", conta Almeida em entrevista ao Alô Alô Bahia.
Outra peculiaridade do local é que não vai ter camisa. Os convidados serão credenciados para acessar ao espaço e ficarão à vontade para se vestirem como quiser. O projeto do camarote foi desenvolvido pelos escritórios GMF Arquitetos e NN Arquitetos.
E se é pra ser o universo de Brown, um multi-instrumentista, por que não levar para a avenida um estúdio? Sim, vai ter um estúdio de música dentro do camarote, dotado de um sistema super moderno para fazer mixagem, que é uma parceria com a Apple. Apesar de ser algo inusitado no cenário de um camarote, o empresário faz questão de ressaltar que há de fato esse propósito de levar o universo da música para o local, mas que não é um camarote da música, voltado só para artistas, mas sim, um camarote para pessoas.
"Vamos ter esse ambiente da música e também um carro, dentro do camarote, onde vai ser possível tocar essa mixagem que vai ser produzida no estúdio. É algo extremamente inovador, mas faço questão de não fazer comparativos. Já fui sócio do Camarote Cerveja & Cia, já fiz camarote de Ivete, fui sócio do Camarote Brahma, do Club, e, diante de tudo que está aí, é o que mais encanta. As pessoas vão enxergar como algo que traz uma novidade para o Carnaval", explica.
Apesar de enxergar o novo espaço como um lugar que já nasce com o propósito de ser inovador, que se diferencia dos formatos existentes, Almeida afirma que é importante reforçar que eles não estão inventando a pólvora, que camarote de artista é algo que já existe. “A gente entende que quanto mais melhor, mas senti, de fato, a importância de trazer coisas novas para o Carnaval. Este é um caminho de futuro para o Carnaval. Não que os camarotes no formato que já existem hoje não sejam uma parte do futuro, mas essa é a nossa proposta de futuro”, completa.
Questionado como melhor traduzir o camarote, Fábio diz que já foi questionado se queria levar o ambiente do Guetho Square para o circuito Barra/Ondina, mas ele diz que não. Que o formato está mais próximo do ambiente do Candeal, que tem a escola de música Pracatum, o Guetho Square, o estúdio Ilha dos Sapos, que tem toda uma revitalização.
"Vamos levar pra lá o universo que Carlinhos utilizou ao longo desses anos todos. Será um pouco de tudo isso num lugar que a gente também entende com patrimônio cultural soteropolitano, que é o Barravento, um cartão postal que tem o pôr do sol mais bonito do Carnaval de Salvador. O Barravento está em cima do mar e embaixo do Morro do Cristo, pra gente isso é muito simbólico ", acrescenta Almeida, que está na empreitada como empresário do artista e sócio da Join Entretenimento e se uniu a Zum Brazil e a Licia Fábio para materializar a ideia do espaço do cacique na folia.
Trabalhando com Carlinhos Brown há sete meses, Fábio conta que, assim que passou a ser o empresário do artista, veio logo a decisão de que era preciso ter um espaço dele no Carnaval, onde ele fosse o anfitrião, que fosse além do trio elétrico. "Foi uma decisão estratégica de gestão da carreira dele. Carlinhos é um artista que, assim como outros tantos, vivo e não vivos, contribui para a música baiana. É um artista muito atual, tem uma grande vitalidade, faz o Zárabe, é o artista que mais conhece e exprime a multipluralidade da Bahia. Se for ver, ele está com o Zárabe, que fala da cultura Mulçumana, ele fala da cultura indígena, fala da namorada que tem namorada há 30 anos, sempre foi um artista disruptivo. Ele tinha que ter um camarote, um lugar de curiosidade das pessoas, que seja um camarote cultural, mas com all inclusive, whisky 12 anos e a qualidade do serviço Licia Fábio", explica Almeida.
Apesar da proposta diferente, que promete levar uma imersão cultural na carreira de um artista, Fábio faz questão de reforçar que o espaço terá toda a alegria contagiante da folia. "Vamos ter a diversão de um Carnaval, o conforto e o serviço de um espaço privativo, mas que consegue passar pela cultura baiana sem ser enfadonho. A imersão no Carnaval de Carlinhos não deixa de ser uma imersão no Carnaval de Salvador", finaliza.