Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 30 de janeiro de 2024 às 17:35
A relação do Afropunk com a Bahia ganha nova página em fevereiro. A plataforma global, que em 2020 colocou na rua um trio elétrico no Carnaval, aporta novamente na festa em 2024. O Trio Afropunk desfila na quinta-feira de Carnaval (08), no circuito Barra-Ondina.
O Psirico será o grande anfitrião do Trio Afropunk. O cantor Márcio Victor irá cantar seus grandes hits e receber convidados especiais. São eles: Larissa Luz, que aporta na folia de 2024 com o projeto de circulação Atlânticarnaval, explorando a música afrodiaspórica em shows diferentes pela cidade; Vandal, e Lunna Montty, artista apresentada por Beyoncé no Club Renaissance.
"A escolha dos artistas convidados reflete o compromisso da curadoria do Afropunk em construir experiências que explorem as diversas facetas da produção criativa negra, no Brasil e no mundo", afirma a assessoria do evento.
“Estamos com grande expectativa para este reencontro com os Afropunkers. Além da espera por outro momento como esse desde 2020, iniciamos um novo ano de projetos conectados à Plataforma Afropunk, abrindo alas da melhor forma possível: com o Carnaval de Salvador. Veremos nas ruas a exaltação da excelência negra, seguindo o compromisso de realizar encontros afrodiaspóricos únicos”, adianta Ana Amélia Nunes, Sócia e Diretora de Conteúdo da IDW, agência full service do Afropunk no país.
O desfile do Trio Afropunk no Carnaval de Salvador 2024 também promete ser marcado por um encontro inédito. A folia baiana – reconhecida mundialmente como uma manifestação cultural única e rica em tradições afro-brasileiras – irá receber, pela primeira vez, os elementos afro-caribenhos do Carnaval de Notting Hill, realizado no bairro de Londres, na Inglaterra.
A região recebeu um grande número de imigrantes no início do século passado, com destaque para os jamaicanos e outros povos do Caribe, como Trinidad e Tobago, Bahamas e Punta Cana.
A participação do Carnaval de Notting Hill no desfile do Trio AFROFUNK irá celebrar as afinidades e semelhanças das duas festas, destacando a importância de manifestações afrodiaspóricas. O evento também abrirá caminho para uma série de iniciativas que buscarão promover colaborações culturais únicas e parcerias duradouras entre instituições e lideranças culturais no Brasil e no Reino Unido.
O Trio Afropunk atraiu mais de 250 mil pessoas em sua estreia. O próprio festival já soma três edições e, em 2022 e 2023, contou com a participação de média de 50 mil pessoas, nos dois dias do evento, além de registrar 19 milhões de espectadores no programa especial Afropunk Bahia transmitido pela Rede Globo.
O Correio Folia tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador