Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Veja quem vai poder receber 'canetas contra obesidade' pelo SUS

Comissão avalia inclusão dos medicamentos no programa de saúde pública

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 13 de março de 2025 às 09:54

Obesidde
Obesidde Crédito: Agência Brasil/Arquivo

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) está avaliando a inclusão de dois medicamentos para o tratamento da obesidade no SUS: liraglutida (Saxenda ou Victoza) e semaglutida (Wegovy). A decisão ocorre em um momento em que 25% dos brasileiros já são considerados obesos, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde de 2020, com projeções de que esse número chegue a 48% até 2044. As informações são de O Globo.

Atualmente, o SUS oferece apenas orientações e cirurgia bariátrica para o tratamento da obesidade, deixando de fora medicamentos aprovados no Brasil, como sibutramina, orlistat, bupropiona/naltrexona, liraglutida e semaglutida. 

Quem poderá receber

A sibutramina e a liraglutida já foram avaliadas antes pela Conitec, mas não foram aprovadas. Agora, a liraglutida está sendo reconsiderada para o tratamento de pacientes com obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares estabelecidas, como infarto ou AVC prévio. Já a semaglutida está em avaliação para obesidade grau II/III (IMC ≥ 35 kg/m²) em pacientes a partir de 45 anos, sem diabetes, mas com doenças cardiovasculares já estabelecidas, como infarto, AVC prédio e doença arterial. 

Chamadas públicas em andamento

As avaliações para a incorporação dos medicamentos entraram em fase de Chamada Pública na última segunda-feira (Chamada Pública nº 18/2025 para liraglutida e Chamada Pública nº 17/2025 para semaglutida). Até 19 de março, pacientes que já utilizaram ou utilizam esses medicamentos podem compartilhar suas experiências. Essa etapa precede a Consulta Pública, quando qualquer cidadão poderá opinar sobre o tema.

A expectativa é que pelo menos um dos medicamentos seja aprovado. No entanto, como as indicações são para perfis diferentes de pacientes, há a possibilidade de ambos serem incorporados. 

A decisão final da Conitec poderá representar um avanço significativo no tratamento da obesidade no SUS, ampliando o acesso para milhões de brasileiros.