Uber libera função para pais supervisionarem viagens dos filhos

A função é oferecida para viagens de adolescentes de 12 a 17 anos

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 29 de fevereiro de 2024 às 16:38

Delegada ainda aguarda posicionamento da empresa
A função "Uber Adolescentes" estava sendo testada em treze cidades brasileiras Crédito: Shutterstock

A Uber liberou a função "Uber Adolescentes" para todo o Brasil, para que pais ou responsáveis convidem adolescentes (de 12 a 17 anos) sob sua guarda a criar uma conta no app que permitirá aos jovens solicitar suas próprias viagens, com supervisão do responsável. O recurso poderá ser acessado no perfil familiar do responsável.

A funcionalidade estava sendo testada em treze cidades brasileiras: Belo Horizonte, Campo Grande, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Santos (SP), Vitória, Campinas (SP), Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Sorocaba (SP) e São José dos Campos (SP).

Com a conta criada no Uber Adolescentes, toda vez que o adolescente solicitar um deslocamento, seus responsáveis receberão atualizações em tempo real e poderão acompanhar a viagem ao vivo, desde o embarque até o desembarque, e ligar para o motorista, se for preciso. Além disso, ao fazerem viagens pela plataforma da Uber, os adolescentes terão acesso automaticamente aos já conhecidos recursos de segurança do aplicativo, como confirmação da viagem por código (U-Código) e, após confirmação do aceite, gravação de áudio de todas as viagens (U-Áudio), entre muitos outros.

Como configurar

Por meio do perfil familiar no aplicativo Uber, o responsável pode convidar o adolescente para criar uma conta. O jovem convidado vai receber um link para baixar o app no seu celular, criar sua nova conta de adolescente e concluir o processo obrigatório de conteúdo educativo de segurança. A conta do jovem ficará vinculada à do responsável. Depois disso, os adolescentes podem começar a solicitar viagens por conta própria.

A Uber oferece quatro recursos de segurança através da ferramenta. São eles:

U-Acompanha: os responsáveis informados receberão atualizações em tempo real sempre que o adolescente solicitar uma viagem, incluindo o nome do motorista parceiro e informações do veículo, e poderão acompanhar o progresso da viagem ao vivo em seu aplicativo Uber.

U-Código: antes de um adolescente entrar no carro, ele será solicitado a fornecer ao motorista parceiro um código exclusivo para aquela viagem. Os parceiros não poderão iniciar a viagem no app até que insiram o código correto.

U-Ajuda: sensores e dados de GPS serão usados para detectar se há mudança de rota, parada inesperada ou se a viagem termina mais cedo. Se algo assim acontecer, o aplicativo Uber enviará automaticamente uma mensagem ao adolescente e ao motorista parceiro para ter certeza de que estão bem e oferecer recursos adicionais no aplicativo para buscar ajuda.

U-Áudio: o recurso de gravação de áudio da Uber permite que os usuários gravem o áudio de suas viagens diretamente pelo aplicativo. Caso o adolescente habilite o recurso, todas as viagens feitas por ele serão automaticamente gravadas diretamente pelo aplicativo no seu próprio celular, de forma criptografada.

Ninguém - nem o motorista parceiro, nem o usuário adolescente ou os responsáveis, e nem a Uber - tem acesso à gravação, a menos que o usuário que efetuou a gravação decida abrir um tíquete relacionado à segurança e anexar o arquivo de áudio como evidência. Nesse caso, a equipe de suporte da Uber, que possui a chave da criptografia, consegue acessar a gravação.