Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Seis em cada 10 brasileiros fazem pelo menos uma viagem a lazer no ano, aponta pesquisa

Salvador, Florianópolis, Amazônia e Rio de Janeiro se destacam no interesse dos entrevistados

  • Foto do(a) author(a) Perla Ribeiro
  • Perla Ribeiro

Publicado em 21 de janeiro de 2025 às 07:47

Passageiros no terminal 2 do Aeroporto Internacional de Guarulhos
61% dos brasileiros realizam, pelo menos, uma viagem de lazer por ano Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil

Para a maioria dos brasileiros, o dinheiro nunca está sobrando. Mesmo assim, eles não abrem mão de viajar. A pesquisa Tendências de Turismo Verão 2025 - comportamento da população brasileira mostrou que 61% dos brasileiros realizam, pelo menos, uma viagem de lazer por ano. Desse total, 33% viajam uma vez ao ano, 22% de duas a três vezes e 6% viajam quatro vezes ou mais. O estudo foi encomendado pelo Ministério do Turismo (MTur) e realizado pela Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados.

Na hora de escolher os destinos, o que os viajantes levam em consideração, respectivamente, as belezas naturais do local, os preços acessíveis e a possibilidade de reencontrar familiares e amigos. De acordo com a pesquisa, os atrativos naturais lideraram as preferências, sendo escolhidos por 23% dos entrevistados. Já os custos baixos são o fator mais importante para 16% deles. Entre as opções, Salvador, Florianópolis, Amazônia e Rio de Janeiro se destacam no interesse dos entrevistados.

A natureza, o ecoturismo, as atrações culturais e o patrimônio histórico até seduzem os turistas, mas são as praias que mais atraem os brasileiros. Segundo a pesquisa, 53% dos brasileiros elegeram as praias entre as atrações turísticas favoritas. Em segundo lugar estão a natureza e o ecoturismo (29%). Empatadas na terceira posição, as atrações culturais ou históricas e aquelas peculiares à saúde e bem-estar representam 16% das escolhas. Já o turismo religioso/espiritual e as viagens com foco na gastronomia atraem 12% cada.

Sim, viajar é bom, mas tem custos. Alimentação, hospedagem e transporte aéreo são os maiores gastos, sendo que o transporte aéreo é o mais significativo para 22% dos entrevistados. No entanto, ao considerar os dois principais fatores combinados, a alimentação se destaca, sendo responsável por 38% dos custos.

E se dinheiro não fosse problema para a viagem, qual seria a viagem escolhida pela maioria dos brasileiros? Paris, Maldivas, Miami, Tailândia? Nenhuma delas. O brasileiros mostraram que são bairristas e a maioria escolheria destinos nacionais. Quando questionados caso recebessem um prêmio para viagens, 63% dos entrevistados escolheriam um destino nacional, enquanto 35% optariam por uma viagem ao exterior, revelou a pesquisa.

Os perfis que mais desejam explorar as belezas do Brasil incluem moradores das regiões Norte e Centro-Oeste (71%), pessoas entre 41 e 49 anos (72%) ou acima de 60 anos (75%), e aqueles com filhos maiores de idade (73%). Por outro lado, os mais jovens (56% entre 16 e 24 anos e 41% entre 25 e 40 anos), pessoas com maior renda (44% entre quem ganha mais de cinco meses mínimos), solteiros (41%) e sem filhos (46%) tendem a viagens internacionais.

“A pesquisa comprova a força do turismo brasileiro, mostrando que a maioria dos brasileiros escolheria destinos nacionais. Nossa grande diversidade de belezas naturais, nosso patrimônio histórico e a riqueza gastronômica ressaltam o enorme potencial do Brasil como destino turístico e a importância de preservar essas riquezas”, avalia o ministro do Turismo Celso Sabino.

A Nexus realizou 5.542 entrevistas domiciliares com cidadãos com idade a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação (UFs). A margem de erro no total da amostra é de 2 pp, com intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas entre 14 e 28 de outubro de 2024. A pesquisa foi realizada a pedido da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.