Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Saiba quais os sete alimentos que não podem ser congelados

Dicas para congelar e descongelar comida da maneira mais saudável

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2024 às 14:39

Alimentos congelados
Alimentos congelados Crédito: Shutterstock

A preservação de alimentos por congelamento no freezer é uma prática comum em muitas casas brasileiras, para evitar desperdício ou até cozinhar com antecedência, aumentando a praticidade das refeições. Apesar disso, nem todos os alimentos podem ser congelados, já que o frio faz com que alguns deles mudem de textura, de sabor, ou até de valor nutricional.

Alimentos comumente congelados que não devem passar por esse tratamento são verduras cruas, frituras, macarrão cozido e queijos frescos que tenham muita água em sua composição, como o tipo Minas frescal. Além desses, reagem mal ao congelamento maionese, gelatina e ovo. A lista foi divulgada pelo Uol.

Outros tipos de alimentos não costumam perder nutrientes ou mudar de gosto pelo congelamento. O que acontece, na realidade, é a perda de calor, que faz com que os microorganismos que deterioram a comida diminuam sua velocidade de ação, se proliferando menos e mantendo o alimento preservado por mais tempo.

Como congelar alimentos

Mas não é qualquer congelamento que faz com que os alimentos não percam seu valor nutricional - existe a maneira certa de congelar, para preservar a comida com qualidade.

Antes de tudo, é necessário higienizar apropriadamente as mãos e os alimentos, para evitar a ação de micróbios e a contaminação da comido. Uma vez limpo, o alimento deve ser colocado em embalagens feitas para congelamento, que bloqueiam o contato entre ele e o ar seco do freezer.

O isolamento da comida evita que seu cheiro seja prejudicado, além de facilitar na hora de retirar a comida para descongelar. As embalagens devem estar bem vedadas e fechadas.

Caso não seja possível armazenar o alimento em uma embalagem própria para congelamento, é válido utilizar recipientes de vidro com tampa. Também existem sacos feitos para congelamento, mas estes precisam da retirada de todo o ar do seu interior, geralmente feita por um sistema a vácuo.

Outra estratégia que melhora a qualidade de congelamento é o espaço. Colocar poucas quantidades de alimento em recipientes grandes propicia o acúmulo de gelo, dificultando na hora de descongelar. O ideal é que a quantidade seja proporcional ao tamanho da embalagem usada.

Além disso, o freezer não deve estar cheio de embalagens, porque a falta de espaço prejudica a circulação de ar gelado, tirando potência do congelamento.

Também é uma boa ideia identificar as embalagens com o nome da comida armazenada ali, além da data em que foi congelada. Assim, será mais fácil saber qual está guardada há mais tempo, e deve ser priorizada no momento de escolha do que comer.

Para descongelar, o ideal é não deixar que a comida chegue à temperatura natural ao ar livre quando retirada do congelador. Para diminuir o risco de contaminação, é melhor colocar o alimento na geladeira, para que ele descongele aos poucos.

Uma vez descongelado, o alimento não pode ser congelado novamente, já que ao entrar em contato com o ar, ele recebe uma nova gama de microrganismos.