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Monique Lobo
Publicado em 11 de março de 2025 às 11:12
Com a suspensão de todos os voos da companhia aérea Voepass, nesta terça-feira (11), pela A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), devido a irregularidades nos padrões de segurança exigidos, como fica a situação de quem já comprou passagens com a empresa? >
De acordo com a Anac, os passageiros que já adquiriram passagens e foram atingidos pelo cancelamento de voos da Voepass, formada pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aéreas, devem ser contatados pelas empresas que venderam as passagens aéreas.>
O órgão explica que a empresa que vendeu a passagem tem a responsabilidade de entrar em contato com o passageiro para informar sobre a situação do voo e oferecer as alternativas previstas. >
As passagens dos voos operados pela Voepass eram comercializadas de 3 formas: diretamente pela Voepass; pela Latam, em razão de acordo comercial entre as duas empresas; e por agências de viagens. Com isso, o dever de informar o passageiro sobre alterações e cancelamentos de voo será da empresa responsável pela comercialização do bilhete. >
Isso significa que, se a pessoa comprou a passagem com a Voepass, ela que deve prestar o suporte ao passageiro. Se foi com a Latam, por sua vez, é dela a responsabilidade de resolver a questão com o cliente. Já, se comprou com uma agência de viagens, cabe a esta empresa resolver o problema. >
Elas podem apresentar as seguintes alternativas:>
Aviso com antecedência>
A Anac ressalta que esse contato com os passageiros deve ser feito pelas empresas responsáveis pela venda do bilhete com o prazo de pelo menos 72 horas de antecedência em relação ao voo originalmente previsto.>
Caso a empresa não cumpra o prazo, o passageiro pode exigir reembolso integral do valor da passagem, reacomodação em outro voo disponível (em empresa aérea que esteja operando) ou a execução do serviço por outra modalidade de transporte (rodoviário, por exemplo). >
Se for escolhida a reacomodação em outro voo, ela deve ocorrer em um cuja data e horário sejam mais próximos do voo alterado. >
E a depender do tempo de espera, a empresa deverá prestar assistência material ao passageiro nas seguintes modalidades:>
Se os direitos dos passageiros não forem respeitados, eles podem registrar uma reclamação na plataforma Consumidor.gov.br.>