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Professora trans é alvo de críticas após se fantasiar de Barbie em escola

Caso aconteceu em uma unidade municipal durante a abertura do ano letivo

  • Foto do(a) author(a) Tharsila Prates
  • Tharsila Prates

Publicado em 13 de fevereiro de 2025 às 16:12

A professora em sala de aula
A professora em sala de aula Crédito: Reprodução/ X

A professora trans Emy Mateus Santos, 25 anos, foi criticada por políticos após se fantasiar de Barbie durante a abertura do ano letivo em uma escola de Campo Grande (MS), na última segunda-feira (10). No vídeo, divulgado pelo perfil Comunicar Mais, de Salvador, no X, a professora é gravada durante uma dinâmica com os alunos em que ela pergunta a eles a idade. Emy está vestida com uma saia rosa, botas rosas e uma peruca. Todos parecem se divertir, mas a fantasia da professora incomodou alguns.

De acordo com o site da rádio Tupi FM, parceira do jornal Correio Braziliense, o vereador André Salineiro (PL) sugeriu que a escola não é lugar para esse comportamento, enquanto o deputado João Henrique Catan questionou a atuação da educadora. A repercussão se deu um dia após as aulas, na terça (11).

Embora outras professoras também estivessem fantasiadas na escola, apenas Emy foi alvo de ataques. 

"Emocionalmente fragilizada e desestabilizada", ela disse, no entanto, que tomará medidas legais contra os críticos. "É o que eu falo para as outras meninas trans. Muda o documento, luta pelo diploma, mas ainda assim vai ser violentada e ter o trabalho diminuído pelo preconceito.”

Emy afirmou ainda que os vídeos foram tirados de contexto e explicou que a atividade fazia parte de uma estratégia pedagógica para acolher os alunos de maneira lúdica. A reportagem teve acesso a apenas um vídeo. 

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (Semed) informou à rádio que abrirá um procedimento administrativo para apurar os fatos, "garantindo transparência e correção, conforme as diretrizes curriculares".

A pasta ressaltou que o uso de fantasias por professores é prática comum para tornar o ensino mais dinâmico, desde que alinhado ao plano de ensino.