Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Preço, efeitos e riscos: tudo sobre o novo remédio para emagrecer que será lançado no Brasil

Medicamento será vendido a partir de 7 de junho

  • Foto do(a) author(a) Maysa Polcri
  • Maysa Polcri

Publicado em 2 de abril de 2025 às 12:07

Aplicação de Mounjaro
Aplicação de Mounjaro Crédito: Shutterstock

O Mounjaro, medicamento indicado para diabetes que auxilia no processo de emagrecimento, chegará ao Brasil em 7 de junho. Ele deve disputar o mercado com o Ozempic, amplamente utilizado pelos brasileiros. Em entrevista nesta semana, o porta-voz do laboratório Eli Lilly afirmou que o preço máximo não será praticado no país. Mas, afinal, quais são as diferenças do novo medicamento? 

Por enquanto, a bula do medicamento no Brasil só traz indicação para diabetes do tipo 2 - a mesma orientação do Ozempic. Nos Estados Unidos, por outro lado, o Mounjaro obteve aprovação para ser prescrito para obesidade. O médico Gabriel Mentes, que tem foco em emagrecimento e performance, explica que ambos medicamentos ajudam a controlar a glicemia e promovem a perda de peso. 

Assim como o Ozempic, o Mounjaro é administrado por via subcutânea, geralmente uma vez por semana. "A Tirzepatida (Mounjaro) tem uma ação dual, atuando tanto no receptor GLP-1 quanto no GIP (peptídeo insulinotrópico dependente de glicose), o que pode levar a uma maior perda de peso em comparação a Semaglutida (Ozempic)", detalha o médico Gabriel Mendes. 

E o preço? 

As vendas do Mounjaro crescem em todo o mundo. Só em 2024, o lucro foi de US$ 11,54 bilhões - um crescimento de 124% em comparação com o ano anterior. Em entrevista à Bloomberg Línea, o executivo do laboratório Eli Lilly no Brasil, Luiz André Magno, disse que o preço não será equivalente ao teto (R$ 3.780). 

O valor máximo foi estabelecido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). "Não vamos praticar o preço máximo no Brasil. O preço do Mounjaro ser superior ao do Ozempic se deve ao efeito duplo da molécula comprovado por estudos", explicou. 

O médico Gabriel Mendes avalia que independente do medicamento escolhido, é importante que os pacientes recebam orientação de profissionais. "É fundamental que os pacientes tenham um acompanhamento médico. Os principais efeitos colaterais associados ao uso de Mounjaro incluem náuseas e vômitos, hipoglicemia e efeitos gastrointestinais adversos", ressalta. 

Gabriel Mendes lembra ainda que o medicamento não é indicado para pacientes com histórico de pancreatite ou doenças gastrointestinais graves.

Em março deste ano, a Receita Federal apreendeu 100 canetas do medicamento Mounjaro no Aeroporto de Salvador. As embalagens estavam escondidas debaixo da roupa de um passageiro de 22 anos, natural de Vitória da Conquista (BA).