Polêmica entre modelo fotografada sem calcinha e Itamar Franco completa 30 anos

Caso provocou burburinho no governo

  • Foto do(a) author(a) Rede Nordeste, O Povo
  • Rede Nordeste, O Povo

Publicado em 13 de fevereiro de 2024 às 21:02

Lilian Crédito: Reprodução

Em 1994, a modelo cearense Lilian Ramos e o então presidente Itamar Franco se envolveram em polêmica que virou o assunto do Carnaval. Os dois foram fotografados juntos pelo fotógrafo Marcelo Carnaval, do O Globo, em um camarote da Marquês de Sapucaí, durante o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. Lilian estava de saia e sem calcinha, o que provocou duras críticas a Itamar.

O episódio fez com que uma parte dos parlamentares do Congresso Nacional pedisse o impeachment do presidente, alegando que ele havia agido de maneira incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo. A polêmica ocorreu em meio ao último Carnaval antes do Plano Real, que acabou com a hiperinflação no país.

O encontro foi intermediado pelo então deputado federal Valdemar da Costa Neto, hoje presidente do Partido Liberal. Lilian e sua irmã se juntaram a Valdemar após desfilarem na Sapucaí. A modelo foi levada até o camarote onde Itamar Franco estava e o conheceu.

Lilian afirmou ao portal Uol, em 2019, que não queria ir até o camarote por estar suada e mal vestida, mas que insistiram muito, pois o presidente queria conhecê-la. Ela cedeu e acabou indo de encontro ao episódio que acabou com sua carreira de modelo.

A repercussão negativa tomou conta da imprensa logo no dia posterior à foto. Lilian foi retirada pela escola de samba Unidos do Viradouro do desfile das campeãs e duramente julgada. Itamar, por sua vez, encarou a polêmica como oportunismo dos que queriam derrubá-lo.

A modelo se isolou no Ceará, terra natal, e dois meses depois se mudou para a Itália. No país europeu, Lilian se reinventou e passou a estampar capas de revistas e programas humorísticos. Além disso, recebeu convite para fazer uma autobiografia e ser candidata a deputada federal em 1998, mas recusou por não querer voltar ao Brasil.

Hoje a modelo ainda mora na Itália, mas o Ceará é um destino frequente para Lilian. Ainda ao portal Uol, ela disse que não se arrepende da escolha, tendo em vista que conseguiu estudar e ganhar cidadania italiana . Segundo ela, vive muito bem no país, tendo acesso a um ciclo social entre empresários e políticos italianos.

Atualmente passando férias no Ceará, Lilian Santos foi procurada pelo O POVO para comentar o episódio, mas não houve retorno até a publicação desta matéria.