Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Onda de calor se estende por mais 10 dias no Brasil; veja áreas afetadas

Temperaturas ficarão até 7°C acima da média

  • Foto do(a) author(a) Esther Morais
  • Esther Morais

Publicado em 14 de fevereiro de 2025 às 06:40

Calorão em Salvador
Calorão vai afetar maior parte do Brasil  Crédito: Marina Silva/ Arquivo CORREIO

A onda de calor que já atua no Brasil deve persistir e se intensificar nos próximos dias. A previsão é que o fenômeno se estenda até 24 de fevereiro e atinja, sobretudo, estados do Centro-Oeste e Sudeste.

As áreas mais afetadas estão no Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal, onde as temperaturas podem subir entre 5°C e 7°C acima da média por cinco dias consecutivos, configurando uma onda de calor. O alerta também atinge parte de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia (confira as localidades vermelhas no mapa abaixo). 

Em outras zonas não haverá o evento climático, mas o calor será intenso, com temperaturas elevadas entre 3°C e 5°C acima da média. O Rio Grande do Sul, por exemplo, foi o mais afetado pelo clima no início do mês, mas agora já saiu do alerta intenso de calor. Já a Bahia tem áreas sob a onda, como oeste, sudoeste e norte do estado, e outras apenas em calor acima da média. O litoral baiano não consta no aviso. 

Mapa do calor no Brasil mostra áreas afetadas  Crédito: Climatempo

Qual será o pico do calor?

O início da onda de calor não acontece de forma homogênea em todas as regiões. Algumas áreas aquecem mais rápido do que outras, influenciadas pela geografia local e pelas diferenças climáticas regionais. No entanto, ao longo da próxima semana, a tendência é de uma elevação mais generalizada das temperaturas em todas as áreas afetadas.

Vai chover? 

Apesar do calor intenso, a chuva ainda deve ocorrer nos próximos dias, mas de forma isolada. As pancadas serão mais esparsas e terão pouco efeito na redução do calor. Isso acontece porque a massa de ar quente inibe a formação de nuvens carregadas, favorecendo dias mais secos e quentes na maior parte das regiões impactadas.