Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

O que Bolsonaro falou em inglês durante ato na Avenida Paulista?

Trecho em outra língua chamou atenção durante discurso do ex-presidente

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 7 de abril de 2025 às 08:31

Bolsonaro e Michelle na Avenida Paulista
Bolsonaro e Michelle na Avenida Paulista Crédito: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro surpreendeu ao intercalar seu discurso com um trecho em inglês durante ato na Avenida Paulista neste domingo (6). A fala ocorreu em meio a críticas à condenação de um pipoqueiro e um sorveteiro pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por participação nos atos de 8 de janeiro de 2023.

"Eu não falo inglês. É uma falha na minha formação. Mas quero dar um recado ao mundo", disse Bolsonaro antes de declarar: "Popcorn and ice cream sellers sentenced for coup d'État in Brazil" ("Vendedores de pipoca e sorvete condenados por golpe de Estado no Brasil"). Em seguida, completou em português: "É uma vergonha condenar esses dois por um crime que não existiu". A dificuldade de entender o que o ex-presidente falou em inglês virou meme.

No mesmo ato, Bolsonaro intensificou ataques ao STF, acusando a Corte de atuar em conluio com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para garantir sua eleição em 2022. O ex-presidente afirmou que não deixará o Brasil, mas declarou: "Se eu tivesse ficado aqui no 8 de janeiro, estaria apodrecendo na cadeia". Em outro momento, sugeriu que haveria intenção de assassiná-lo.

A manifestação, que reuniu apoiadores, teve como principal bandeira a defesa da anistia aos envolvidos nos episódios de 8 de janeiro. O ex-presidente manteve o tom de confronto com o Judiciário, repetindo críticas que já havia feito em ocasiões anteriores.

Condenação

O STF condenou na sexta-feira (4) o vendedor de picolé Otoniel da Cruz e o pipoqueiro Carlos Eifler por incitação ao crime e associação criminosa. As penas podem chegar a três anos e seis meses, com possibilidade de cumprimento em regime aberto. Apenas os ministros Kassio Nunes Marques e André Mendonça votaram pela absolvição. Os acusados negam participação nos ataques às instituições e foram presos em 9 de janeiro, sendo liberados dias depois com tornozeleiras eletrônicas.