Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Maysa Polcri
Publicado em 17 de novembro de 2024 às 22:00
A cúpula do G20, grupo de países com as maiores economias do mundo, começa na segunda-feira (18), no Rio de Janeiro. Será a primeira vez que o Brasil vai sediar o evento. A agenda abordará temas como inclusão social, reforma de instituições e transição energética. Até a noite de domingo (17), mais de 20 chefes de estado e de governo de todo o mundo já haviam chegado ao país.
O presidente americano Joe Biden foi um dos que chegou no domingo. Biden desembarcou na capital carioca após visitar Manaus e sobrevoar a Amazônia. Segundo a Casa Branca, o tour aéreo passou por “refúgios de vida selvagem, erosão costeira, e [viram] danos causados por incêndios e navios encalhados”.
O presidente chinês XI Jinping chegou no início da noite de domingo ao Rio no hotel onde ficará, no Leblon. A comitiva foi recebida por dezenas de chineses com bandeiras. A China tem a maior delegação entre os países visitantes, com cerca de 1 mil pessoas.
Javier Milei, presidente da Argentina, e Emmanuel Macron, presidente da França, chegaram no fim da tarde, após se encontrarem na Casa Rosada, sede do governo argentino. Georgia Meloni, primeira-ministra da Itália, foi a primeira a chegar ao Rio para o G20.
Além deles, estão em território brasileiro: Gabriel Boric, presidente do Chile, Joao Lourenço, da Angola, Abdel Fattah, do Egito, Gustavo Petro, da Colômbia, Lawrence Wong, primeiro-ministro de Singapura, entre outros.
O Brasil fica na presidência do G20 até este mês. Ao longo de 2024, diversos grupos de trabalho se reuniram em capitais brasileiras, como forma de preparação para a reunião que acontece entre os dias 18 e 19 de novembro. Salvador, inclusive, recebeu os grupos sobre desenvolvimento sustenstável e cultura.
Criado em 1999 em resposta à crise financeira global, o G20 é um fórum de cooperação econômica internacional que tem como objetivo debater temas para o fortalecimento da economia internacional e desenvolvimento socioeconômico global. O grupo tem papel importante nas governançsa mundiais em todas as grandes questões econômicas internacionais.
Fazem parte do G20: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, além da União Africana e da União Europeia. Ademais, países e organizações internacionais convidadas pelo anfitrião também participam do G20.