Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Novo recurso da Uber bloqueia passageiros com nota 1; entenda

Já valendo, recurso não permite que o usuário volte a ser atendido pelo motorista que o avaliou mal

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 19 de fevereiro de 2025 às 11:01

Delegada ainda aguarda posicionamento da empresa
Delegada ainda aguarda posicionamento da empresa Crédito: Shutterstock

A Uber anunciou um novo recurso de segurança que visa proporcionar mais controle aos motoristas parceiros. Agora, caso um passageiro receba uma avaliação de uma estrela, a plataforma bloqueará automaticamente futuras viagens daquele profissional com esse usuário. Para avaliações de duas ou três estrelas, o bloqueio será opcional, permitindo que o motorista escolha se deseja impedir novas viagens com aquele passageiro.

Importante destacar que o passageiro que receber uma avaliação de uma estrela não ficará impossibilitado de usar o Uber. O bloqueio se aplica apenas ao motorista que atribuiu a nota mais baixa, impedindo que o usuário faça novas viagens com esse mesmo profissional.

Esse novo mecanismo tem o objetivo de proporcionar mais controle e segurança aos motoristas, garantindo que possam gerenciar melhor as viagens que realizam. O funcionamento do bloqueio é o seguinte:

Avaliação de 1 estrela: bloqueio automático, com notificação ao motorista de que não será possível realizar futuras viagens com aquele passageiro.

Avaliação de 2 ou 3 estrelas: o motorista terá a opção de bloquear o passageiro, se assim desejar.

Avaliação de 4 ou 5 estrelas: essas notas indicam uma experiência positiva, e não resultam em bloqueio.

"O sistema de avaliações funciona para os dois lados. Estamos sempre enviando comunicações sobre como os usuários podem melhorar suas avaliações e isso se torna ainda mais crítico no Carnaval. Queremos promover um ambiente respeitoso e seguro para todos e esse novo recurso vem trazer ainda mais controle e transparência para os motoristas parceiros", disse Marcelo Brasileiro, gerente de operações de segurança da Uber, segundo o Tecnoblog. 

Além disso, a Uber revelou que essa funcionalidade será liberada de forma gradual para todos os motoristas no Brasil nos próximos dias. Antes dessa atualização, o bloqueio entre motoristas e passageiros acontecia quando qualquer um dos dois dava uma avaliação de uma estrela ao outro. Agora, o motorista será notificado no momento em que realizar a avaliação, o que não ocorria anteriormente.

A opção de bloqueio para avaliações de duas ou três estrelas é uma novidade completa, proporcionando uma escolha extra para os motoristas.