Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Musculação e Cardio: saiba a ordem correta para perder ou ganhar peso

Resposta dependerá do objetivo de cada pessoa

  • Foto do(a) author(a) Esther Morais
  • Esther Morais

Publicado em 20 de janeiro de 2025 às 08:58

A musculação é fundamental para o ganho de massa muscular (Imagem: Dusan Petkovic | Shutterstock)
A musculação é fundamental para o ganho de massa muscular Crédito: Imagem: Dusan Petkovic | Shutterstock

No primeiro mês do ano, muitas pessoas incluem iniciar uma rotina de atividades físicas como uma de suas metas, e consequentemente, a matrícula na academia torna-se uma das principais escolhas. Com isso, surgem dúvidas comuns: qual treino devo seguir? Faço primeiro exercícios de cardio ou musculação? Para esclarecer essas questões, o professor do curso de Educação Física da Universidade Guarulhos (UNG), Hebberty Saavedra, explica que a resposta dependerá do objetivo de cada pessoa.

“É fundamental entender qual o objetivo que o aluno pretende alcançar”, destaca Saavedra. De acordo com o especialista, os exercícios de musculação e aeróbicos proporcionam benefícios distintos, como o desenvolvimento da força e o aumento da resistência, respectivamente.

Embora o treino não seja uma ciência exata, existem algumas orientações que direcionam essa prática. “A recomendação é realizar treinos que envolvem força e velocidade (conhecidos como neurais), primeiro. Depois, a prioridade são as atividades metabólicas, como correr na esteira ou pedalar, utilizando diferentes fontes para gerar energia”, informa.

Para quem deseja emagrecer, o educador físico sugere sessões curtas e intensas, como o HIIT (Treinamento Intervalado de Alta Intensidade). Esses exercícios promovem uma maior queima de gordura em menor tempo. Já para a definição muscular, o foco deve ser treinos de força, sempre adaptando a rotina para evitar que o corpo entre em estado de acomodação, ou reduza a eficácia do treinamento. “É essencial ajustar o treino de acordo com o nível de desempenho de cada aluno e garantir variações para manter o estímulo corporal”, esclarece Saavedra.

Uma recomendação importante do professor a quem quer iniciar ou intensificar a prática de exercícios, é buscar orientação de profissionais capacitados e respeitar os limites do seu próprio corpo. “Com as estratégias certas, será possível alcançar as metas estipuladas de forma segura e eficiente, mantendo sempre a saúde de quem treina”, conclui.