Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Menos da metade dos brasileiros confia na mídia; veja ranking

Estão à frente do Brasil países como Quênia, Nigéria, Singapura e até a Arábia Saudita

  • Foto do(a) author(a) Tharsila Prates
  • Tharsila Prates

Publicado em 25 de março de 2025 às 19:43

Imagem Edicase Brasil
Acesso à informação Crédito: Shutterstock

O Brasil figura na 15ª colocação em um ranking de países onde a população mais confia na mídia. Por aqui, 46% da população confia no que é divulgado - menos da metade dos brasileiros. Na China, que está no topo, o índice é de 75%.

Além da China, estão à frente do Brasil países como Quênia, Nigéria, Singapura e até a Arábia Saudita.

Os dados são do relatório anual produzido pela Edelman. O 'Edelman Trust Barometer' é um levantamento global realizado online com a população em geral. As perguntas da entrevista são programadas, traduzidas, localizadas e concluídas em 28 países ao redor do mundo, com amostras demograficamente representativas de cada população.

A cada ano, o 'Barômetro de Confiança' fornece uma visão geral do quanto as pessoas confiam em várias instituições sociais. Eles analisam que a mídia é uma instituição sobre a qual o público permanece amplamente cético e divulgaram esse recorte.

Alguns dos maiores países da Ásia - China, Indonésia e Índia (com sua população combinada de mais de três bilhões) - relatam altos níveis de confiança nas instituições de mídia. Isso contrasta fortemente com o Japão e a Coreia do Sul, onde o público é mais cético em relação à mídia de seu país.

A maioria dos países viu a confiança na mídia aumentar ligeiramente. As pontuações diminuíram em apenas cinco países: China, Tailândia, Emirados Árabes Unidos, Alemanha e Austrália. 

A maior mudança na pontuação ocorreu na Argentina, onde a confiança no governo também aumentou drasticamente desde que Javier Milei assumiu o poder.

Entre os motivos que contribuem para a baixa confiança da população estão: o viés partidário dos veículos, o sensacionalismo e a inserção das mídias sociais e dos meios de comunicação alternativos que desafiam a autoridade da mídia tradicional.