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Marca de luxo cancela produção de coleção de xícaras após polêmica no TikTok; entenda

Empresa vai permitir troca ou devolução de quem se sentiu lesado

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 9 de fevereiro de 2025 às 08:34

Marca Tania Bulhões decidiu descontinuar coleção
Marca Tania Bulhões decidiu descontinuar coleção Crédito: Divulgação

A marca Tânia Bulhões anunciou, nesta sexta-feira (7), a descontinuação de algumas de suas coleções após uma série de polêmicas envolvendo suas xícaras nas redes sociais. A empresa também permitirá a troca ou devolução dos produtos já adquiridos pelos clientes. A decisão foi tomada após relatos de consumidores que identificaram semelhanças entre peças da marca e itens vendidos a preços bem mais baixos em outros lugares.

Tudo começou quando a internauta Izadora Palmeira publicou um vídeo no TikTok mostrando uma xícara idêntica à da coleção Marquesa, da Tânia Bulhões, que ela encontrou em uma viagem à Tailândia. No vídeo, ela comparou a xícara comprada na loja tailandesa por R$ 5 com a da marca, que custa R$ 210 no site oficial. “Cheguei em casa, fui conferir a que tinha e olhem: simplesmente a mesma xícara, porém com logo. Inacreditável. Olha isso. Idêntica. Para quem paga uma fortuna, está aí”, disse Izadora.

@izapalmeira Descobri o segredo da Tânia Bulhoes ! Pra quem paga uma fortuna nas louças! #segredoTâniaBulhoes #taniabulhoes #thailand?? #taniabulhões ♬ original sound - Izadorapalmeira

Após o relato, outros usuários compartilharam experiências semelhantes, o que levou a marca a se posicionar. No dia 4 de fevereiro, a Tânia Bulhões afirmou, sem citar nomes, que estava adotando “medidas jurídicas cabíveis contra aqueles que estão espalhando informações falsas” e reforçando a proteção de sua propriedade intelectual. A empresa explicou que a coleção Marquesa foi desenvolvida de forma exclusiva para a marca, mas que não fabrica todos os seus produtos. “Em pouquíssimos casos, a peça branca tem o nome do fornecedor, que é sobreposto pela decoração exclusiva”, destacou.

Ainda segundo a marca, o fornecedor responsável pela coleção Marquesa teria descumprido acordos contratuais, comercializando sobras de produção. “Temos nossos produtos frequentemente copiados. Nosso design, nossas coleções e até mesmo nossa identidade visual são reproduzidos sem autorização”, afirmou a empresa.

Nesta sexta-feira, a Tânia Bulhões divulgou uma nota informando que interromperá a produção das coleções Marquesa, Mediterrâneo, Lírio e Entre Rios. “Realizamos uma auditoria com todos os nossos fornecedores e entendemos que não há mais segurança para seguirmos executando a produção dessas coleções. Por isso, tomamos a decisão de descontinuar sua fabricação”, explicou.

Apesar da interrupção, os estoques restantes continuarão disponíveis para venda online e presencial. Clientes que preferirem poderão solicitar a troca ou devolução dos produtos das coleções afetadas, entrando em contato pelo e-mail [email protected].

A polêmica levantou discussões sobre a origem e a autenticidade dos produtos de luxo, além de questionamentos sobre a relação entre preço e exclusividade no mercado de artigos de design. 

Veja os preços que eram praticados para os itens da coleção Marquesa

  • R$ 210 - Xícara
  • R$ 230 - Prato se sobremesa
  • R$ 250 - Prato fundo
  • R$ 195 - Guardanapo
  • R$ 250 - Bowl com tampa
  • R$ 210 - Petit Four
  • R$ 890 - Travessa G
  • R$ 740 - Travessa M
  • R$ 4.800 - Aparelho de jantar com 18 peças
  • R$ 640 - Fruteira