Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Lei Larissa Manoela: o que diz o projeto que limita o acesso dos pais a dinheiro dos filhos

Proposta cria regras contra abuso financeiro por parte dos pais e responsáveis, após caso da atriz que perdeu R$ 18 milhões

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 27 de março de 2025 às 08:34

Larissa Manoela e os pais
Larissa Manoela e os pais Crédito: Reprodução

A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (25) o projeto que ficou conhecido como "Lei Larissa Manoela", estabelecendo novas regras para proteger o patrimônio de crianças e adolescentes contra má gestão por parte dos pais ou responsáveis. O texto, que agora segue para o Senado, foi inspirado no caso da atriz que, aos 22 anos, renunciou a R$ 18 milhões acumulados em 18 anos de carreira após conflitos com os pais sobre a administração de seus recursos.

A proposta define como conduta abusiva a utilização indevida dos recursos, a proibição sem justificativa do acesso ao dinheiro obtido pelo menor e a apropriação ilegal desses valores. Pela nova legislação, os pais ou responsáveis terão que prestar contas regularmente da gestão financeira, no mínimo a cada dois anos, ou conforme decisão judicial.

O projeto prevê que, em casos comprovados de abuso, a Justiça poderá tomar medidas como restringir o acesso dos pais ao dinheiro, criar um fundo de proteção para parte dos recursos ou determinar auditorias periódicas. Além disso, os responsáveis poderão ser obrigados a apresentar garantias financeiras (caução ou fiança) para continuar administrando os bens do menor quando houver risco comprovado ao patrimônio.

A iniciativa ganhou força após Larissa Manoela revelar em entrevista ao Fantástico que não tinha controle sobre suas próprias finanças, enfrentando até dificuldades para fazer transferências bancárias simples. Se aprovado pelo Senado e sancionado pelo presidente Lula, o texto criará um marco legal para proteger jovens artistas, atletas e outros profissionais mirins.