Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Jovens nascidos em 2000 devem se alistar no Serviço Militar Obrigatório

A partir deste ano, o alistamento será realizado pela Internet

  • D
  • Da Redação

Publicado em 10 de janeiro de 2018 às 01:10

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Foto: Evandro Veiga/CORREIO

Os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos de idade em 2018 já podem fazer o Alistamento Militar Obrigatório. A partir deste ano, para os cidadãos inscritos no Cadastro de Pessoa Física (CPF), o alistamento para o Serviço Militar será realizado, prioritariamente, pela Internet, em todo o território nacional, por meio da página www.alistamento.eb.mil.br. O prazo vai até 30 de junho deste ano.

Aqueles que tiverem dificuldade no acesso à Internet podem se apresentar diretamente à Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência, levando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou equivalente (carteiras de identidade, de motorista ou de trabalho), duas fotos 3x4 recentes e comprovante de residência. Caso more no exterior, o cidadão deverá procurar os Consulados ou Embaixadas do Brasil. O período para alistamento teve início em 1º de janeiro de 2018.

A expectativa do Ministério da Defesa é que cerca de 1,8 milhão de cidadãos façam o Alistamento Militar e em torno de 100 mil sejam incorporados em organizações militares da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica.   Após o alistamento realizado, o jovem acompanhará, no mesmo site, a sua situação nas demais fases do processo seletivo, podendo ser encaminhado à Seleção Geral ou ser dispensado da prestação do Serviço Militar.

O Alistamento Militar é obrigatório. Ao deixar de realizá-lo, o cidadão pagará multa e ficará impedido de tirar passaporte, ingressar no serviço público, obter carteira profissional, ser matriculado em qualquer estabelecimento de ensino ou receber qualquer prêmio.