Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Carol Neves
Publicado em 14 de dezembro de 2024 às 12:43
Os radares de velocidades média já começaram a ser instalados em algumas rodovias do país, como a BR-050, em Uberaba (MG), primeira do Brasil a receber o aparelho. Apesar disso, os radares ainda não estão sendo usados para multar motoristas que estão excedendo a velocidade média.
Segundo o AutoEsporte, os radares, que são usados em vários países do mundo, estão sendo instalados em caráter experimental no Brasil. Portanto, por enquanto não estão sendo emitidas multas com base nessas medições.
Segundo o Ministério do Trabalho, as regras para fiscalização estão em resolução de 2020 e o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que os medidores consigam alguns tópicos para que uma autuação deles seja válida:
I - imagem com a placa do veículo;
II - velocidade regulamentada para o local da via em km/h;
III - velocidade medida do veículo, no momento da infração, em km/h;
IV - velocidade considerada, já descontada a margem de erro metrológica, em km/h;
V - local da infração, onde o equipamento está instalado ou sendo operado, identificado de forma descritiva ou codificado;
VI - data e hora da infração;
VII - identificação do instrumento ou equipamento utilizado, mediante numeração estabelecida pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via;
VIII - data da última verificação metrológica; e
IX - números de registro junto ao Inmetro e de série do fabricante do medidor de velocidade.
A velocidade do veículo é medida apenas no momento da infração. O motorista deve ser flagrado excedendo o limite da via ao passar pelo monitoramento para ser multado.
Velocidade média
O sistema de monitoramento de velocidade média opera com pelo menos dois radares. Quando o motorista passa pelo primeiro, a velocidade é registrada, independente de estar abaixo ou acima do limite. Quando o veículo passa pelo segundo radar, o sistema faz um cálculo de quanto tempo o motorista levou entre os dois pontos, obtendo assim a velocidade média, usando a distância entre os radares como base. Essa velocidade pode resultar na multa.
Se o motorista acelerar além do limite entre os dois pontos, sua velocidade média será consequentemente mais alta. Só seria possível burlar o sistema reduzindo bastante a velocidade antes do segundo o radar - por isso, exceder o limite médio acabaria sendo sem sentido.