Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Monique Lobo
Publicado em 3 de dezembro de 2024 às 18:30
O Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), organização sem fins lucrativos referência na aceleração da igualdade racial, recebeu uma doação de R$ 4 milhões do Google.org, instituição filantrópica do Google. O recurso vai ser destinado à expansão do programa Transformar a Educação para Construir a Equidade Racial (TECER) para o Norte e o Nordeste do Brasil.
O projeto tem como objetivo formar, em até dois anos, 100 mil educadores públicos das regiões sobre letramento racial e a introdução ao ambiente digital com Inteligência Artificial. A iniciativa busca, além de aumentar o alcance da educação inclusiva e digital, garantir que os professores se tornem multiplicadores da agenda antirracista nas escolas. Cerca de 200 mil estudantes serão impactados indiretamente.
“Vamos conseguir dar um grande passo pensando no futuro do país e na construção de um ambiente onde todos os estudantes possam se ver e se sentir pertencentes. A educação é uma ferramenta poderosa para transformar realidades e quebrar o ciclo do racismo estrutural. Com a doação do Google.org, levaremos o TECER a milhares de educadores do país, em especial para as regiões Norte e Nordeste, a fim de formar agentes de mudança dentro das escolas, capazes de promover uma educação antirracista e inclusiva, que reflita a verdadeira diversidade do nosso país”, afirmou Luana Génot, fundadora e CEO do ID_BR.
Já a diretora de Marketing do Google Brasil, Maia Mau, destacou o potencial do projeto. “No Google, temos nos dedicado continuamente ao compromisso de apoiar os esforços de organizações, governos e outras empresas na superação de desafios críticos, como as desigualdades sociais. Sabemos que, juntas, educação e tecnologia, são cada vez mais relevantes nesse propósito e, por isso estamos ainda mais envolvidos em iniciativas para a habilitação, treinamento e capacitação, procurando estender o potencial e a atuação desses dois instrumentos para campos com demandas urgentes. Este projeto do ID_BR está também apoiado nesta dinâmica e é de extrema importância para que consigamos avançar sobre objetivos prioritários para o país, especialmente por atuar com escolas”, disse.