Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
O crime aconteceu em um restaurante na Zona Norte do Rio de Janeiro
Da Redação
Publicado em 23 de novembro de 2015 às 14:52
- Atualizado há 2 anos
O gerente de um restaurante na Zona Norte do Rio de Janeiro foi preso em flagrante por injúria racial após oferecer bananas a três entregadores de bebidas negros. Ascendino Correia Leal, gerente do Garota da Tijuca, pretendia fazer uma "homenagem" aos funcionários no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.
De acordo com o portal G1, o crime aconteceu no momento de trabalho do funcionários. "Ele foi em cada um de nós e ofereceu as bananas e disse que era em homenagem ao Dia da Consciência Negra. E ainda completou que ‘é uma para cada um que vocês, que são todos da mesma raça", disse Leonardo Valentim, motorista do caminhão.Leonardo Valentim, motorista do caminhão vítima de injúria racial (Foto: Arquivo Pessoal)O gerente ainda teria tentado amenizar a "brincadeira" entrando rindo no restaurante. No entanto, os funcionários discutiram com Leal e chamaram a polícia. Leonardo disse que chegou a pensar em agredir o homem, mas repensou e chegou a conclusão de que isso transformaria o criminoso em vítima. Desde o ocorrido, o gerente está licenciado do estabelecimento.
Leal pagou fiança de R$ 800 e foi liberado no mesmo dia. Se for julgado, ele poderá pegar de um a três anos de prisão, além da multa. "A gente vê isso acontecendo pela TV, com jogadores de futebol, e até com artistas, como a Taís Araújo, e não imagina que uma coisa dessas vai acontecer com a gente", disse Leonardo.(Foto: Arquivo Pessoal)