Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Rede Nordeste, O Povo
Publicado em 22 de outubro de 2023 às 15:53
O cantor de funk José André Ferreira Costa Júnior, 39, foi localizado e preso na madrugada de sábado, 21, em ação conjunta da Polícia Civil do Ceará (PC-CE) e da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCRJ).
O funkeiro era investigado por promover e integrar um grupo criminoso nos dois estados (Ceará e Rio de Janeiro).
A captura aconteceu no bairro Olaria, no Rio de Janeiro, enquanto o carioca, conhecido como “MC PQD”, pretendia se apresentar em um baile funk.
As apurações apontam que o suspeito publicava vídeos nas redes sociais com apologia ao crime e símbolos associados ao grupo criminoso.
Um mandado de prisão preventiva foi solicitado pela autoridade policial ao Poder Judiciário do Ceará pelo crime de integração de organização criminosa.
Segundo informações do delegado titular da Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Alisson Gomes, o cantor está à disposição da justiça no estado do Rio de Janeiro.
“A investigação da Draco, da Polícia Civil do estado do Ceará, caminhará no sentido de identificar outras pessoas eventualmente participantes”, completa Gomes.
Funkeiro é preso pela PC-CE: ação das Polícias do Ceará e do Rio de Janeiro
O automóvel e o celular do investigado também foram apreendidos e André conduzido para uma unidade policial no Rio de Janeiro, estado onde cumprirá a pena.
A integração de informações entre as Polícias do Ceará e do Rio de Janeiro auxiliou durante a captura do funkeiro, contando ainda com o apoio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Além de cantar músicas com referências ao grupo criminoso carioca, que possuía atuação no Ceará, “MC PQD” compartilhou um áudio em que saudava chefes da organização, conforme levantamentos policiais.
Funkeiro é preso pela PC-CE: denúncias
A população também pode auxiliar no trabalho investigativo da polícia ao fornecer informações que auxiliem no combate às organizações criminosas. As denúncias podem acontecer pelo número 181, ou enviando mensagem para o WhatsApp (85) 3101-0181 do Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).