Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 10 de janeiro de 2024 às 15:45
Concurso Público Nacional Unificado, apelidado de "Enem dos concursos", será lançado pelo Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos nesta quarta-feira (10) com a publicação de oito editais para mais de 6.000 vagas no funcionalismo público.
Em entrevista coletiva, a ministra Esther Dweck revelou que há vagas para nível médio e superior. As inscrições serão de R$ 60 e R$ 90, respectivamente.
"O concurso é um processo importantíssimo de reconstrução do estado brasileiro [...], de forma a aumentar a capilaridade e chegar a locais onde nunca houve prova de concurso público federal. A democratização do Estado, com maior diversidade, e garantir um Estado que seja mais a cara da população brasileira", disse.
Para o primeiro concurso unificado, programado para maio, as vagas serão reveladas nestes editais.
Ao todo, serão 6.640 vagas para 21 órgãos ligados ao governo federal —entre eles, IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ministérios e ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).
As posições são majoritariamente voltadas para candidatos com nível superior. Do total previsto, 5.948 são para quem tem graduação, e 692 para nível médio.
As inscrições para o primeiro Concurso Público Nacional Unificado vão de 19 de janeiro a 9 de fevereiro. A prova será aplicada em 5 de maio, em 220 cidades, com organização feita pela Fundação Cesgranrio.