Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Rede Nordeste, JC
Publicado em 11 de abril de 2024 às 15:25
O empresário pernambucano Rodrigo Carvalheira, de 34 anos, foi preso na manhã desta quinta-feira (11) acusado de estupro e violência contra mulheres.
Rodrigo, que já foi secretário de Turismo e Lazer e de Articulação Política de São José da Coroa Grande, no Litoral Sul de Pernambuco, foi levado para a Delegacia da Mulher, em Santo Amaro, no Recife.
Ele deixou o local acompanhado da esposa e seguiu para o Instituto de Medicina Legal (IML), onde passará por exame de corpo de delito.
De lá, ele deve seguir para o Centro de Observação e Triagem Professor Everaldo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.
Segundo a TV Globo, Rodrigo teve a prisão preventiva decretada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
A Polícia Civil de Pernambuco informou que a prisão foi realizada no bairro de Boa Viagem e que mais informações não podem ser fornecidas pois os casos correm em segredo de Justiça.
Rodrigo Carvalheira é empresário do ramo do imobiliário e também possui um restaurante. Ainda não há informações sobre quem realizou a denúncia contra ele. A defesa dele, porém, afirmou que ele se colocou à disposição das autoridades "nos últimos meses".
A produtora de eventos Carvalheira esclareceu que ele não faz parte do quadro da empresa. "Não existe nenhum tipo de relação do empresário com a Carvalheira”, afirmou o sócio Eduardo Carvalheira.
O que diz a defesa
Em nota, a defesa de Rodrigo Carvalheira diz que a prisão dele causou espanto e estranheza a todos.
"Os fatos narrados são graves, porém baseados unicamente na opinião da autoridade policial e na coleta de depoimentos. Rodrigo, ao longo dos últimos meses, se colocou a disposição da autoridade policial para prestar esclarecimentos e colaborar com a polícia. Seu objetivo sempre foi provar sua inocência e esclarecer os fatos confusos. Rodrigo pediu para ser ouvido de forma espontânea na delegacia, mas a delegada que preside o inquérito não quis", continua o comunicado.
"A defesa técnica de Rodrigo Cavalheira afirma que todos os fatos serão esclarecidos e a inocência de Rodrigo restará provada", completa a nota, assinada pela advogada Graciele Queiroz.
Ao sair da delegacia, Rodrigo falou rapidamente com os jornalistas: "Tudo será apresentado. Sou inocente. São muito minhas amigas e eu acho incrível que está acontecendo isso".
Vida política
Rodrigo Carvalheira foi eleito presidente do PTB em Pernambuco em outubro de 2023. O partido se fundiu ao Patriota e se tornou o PRD.
Ele foi secretário de Turismo de São José da Coroa Grande por um ano e deixou o cargo em dezembro de 2023 por "fins políticos", segundo a gestão municipal. Atualmente, a pasta é liderada por Mônica Coelho, que foi sua secretária adjunta.
Antes disso, Rodrigo foi secretário de Articulação Política da mesma cidade por dois anos e meio.
O presidente do PRD em Pernambuco, Fabinho Lisandro, afirmou que Rodrigo Carvalheira não participa da composição do partido em nenhum diretório municipal e não tem cargo ativo na legenda.
Fabinho disse que o PRD Pernambuco está acompanhando o desenrolar dos acontecimentos para remeter a decisão da Justiça ao Conselho de Ética.
"Repudiamos veementemente qualquer ato de violência e abuso, seja ele de natureza física, psicológica ou sexual, sobretudo com mulheres", disse o líder partidário, completando que Rodrigo não vai ser candidato pelo partido nas eleições deste ano.
Em nota, a prefeitura de São José da Coroa Grande disse que "expressa seu mais profundo repúdio diante das recentes acusações de estupro e agressão contra mulheres envolvendo o ex-secretário".
"Ressaltamos que tais atos são inaceitáveis e contrários aos valores de nossa sociedade. Exigimos uma investigação rigorosa e a aplicação da lei com toda a sua severidade. Nos solidarizamos com as vítimas e reafirmamos nosso compromisso em combater a violência contra as mulheres em todas as suas formas", completa o comunicado.