Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Elis Freire
Carol Neves
Publicado em 12 de dezembro de 2024 às 18:26
Abdul Fares, noivo da atriz Marina Ruy Barbosa, e seu pai, Jamel Fares, encerraram as ações judiciais que estavam movendo um contra o outro e posaram juntos em símbolo de paz. O herdeiro da Marabraz lutava para que a Justiça declarasse que o pai, de 64 anos, não teria condições de comandar o grupo empresarial do qual é o dono.
Na imagem, o pai e o filho posaram enquanto liam um exemplar do jornal da "Folha de S.Paulo", que publicou reportagem sobre a batalha judicial entre eles. O registro foi compartilhado nas redes sociais após declaração com firma ser feita por Jamel Fares nesta quarta-feira (11) sobre a polêmica.
"Jamais autorizei a adoção de medidas criminais contra meu filho. Os detalhes dessa vida privada não são do interesse de ninguém", dizia a declaração, que a Folha S. Paulo teve acesso.
O empresário também afirmou que o sigilo das ações não deveria ter sido quebrado: “Infelizmente, não é uma circunstância inédita que divergências familiares em grupos empresariais sejam, em parte, objeto de disputas judiciais. O sigilo desses procedimentos, quando violado por vazamentos sensacionalistas, causa danos irremediáveis a todos os envolvidos", concluiu.
Conforme publicado pela Folha S. Paulo, Abdul teria retirado a ação de interdição paterna movida, que corria em segredo de Justiça na comarca de Simões Filho (BA) e foi divulgada pela coluna Rede Social, de Eliane Trindade, do jornal paulista.
Abdul ajuizou um processo contra o próprio pai em uma disputa familiar que revela um racha dentro da empresa. Os advogados de Abdul alegam que Jamel tem problemas de saúde que estão comprometendo a capacidade de gestão dele à frente dos negócios, incluindo depressão profunda, cardiopatia grave e dependência de medicamentos controlados. Ele apresentou laudos psiquiátricos e neurológicos que serviriam de prova.
O patriarca descobriu o processo por acaso, durante uma busca ativa de rotina que a assessoria jurídica do grupo Marabraz faz com os nomes dos sócios. Imediatamente, Jamel contratou o escritório Warde Advogados e na semana passada rebateu as acusações, chamando o filho de "ingrato e parasita". Ele também acusa Abdul de falsidade ideológica e questiona a escolha do foro da ação para Simões Filho - a sede do grupo e o domicílio da família são em São Paulo. Abdul justificou com uma residência na Bahia a escolha pelo local da ação.
“Não há dor maior para um pai do que se ver na obrigação de processar criminalmente o próprio filho”, diz Jamel em uma notícia-crime desta terça (11), no 2º Distrito Policial de Barueri (SP). A defesa do empresário acusa Abdul de agir por “meios criminosos e fraudulentos” para tentar interditar e internar o pai.
A disputa familiar ainda envolvia uma batalha judicial sobre ações da holding LP Administradora. A defesa de Jamel acusou Abdul de gastar R$ 22,5 milhões em despesas pessoais, como viagens e presentes milionários, incluindo viagens de jatinho, helicópteros e presentes milionários, como um anel de US$ 1 milhão dado a Marina Ruy Barbosa, tudo pago com dinheiro da empresa.
Abdul é formado em administração e atua como diretor financeiro da Marabraz, que tem 120 lojas espalhadas pelo país, além de ser herdeiro do cofundador da Marabraz, uma varejista de móveis com mais de 120 lojas no Brasil. Abdul também é diretor financeiro e um dos fundadores da BlueGroup, uma empresa que atua no mercado digital e possui várias startups.
O relacionamento do empresário com a atriz Marina Ruy Barbosa começou em um evento de moda no Rio de Janeiro, em 2023. Dois meses depois, ele pediu a atriz em casamento durante uma viagem a Dubai, nos Emirados Árabes.