Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 22 de março de 2024 às 09:37
Deputados protolocaram um requerimento questionando o ministro da Casa Civil, Rui Costa, sobre a compra de novos móveis para o Palácio do Alvorada. Os móveis foram adquiridos após o presidente Lula declarar que o antigo mobiliário havia sido levado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
No entanto, os móveis foram encontrados em diversas dependências da presidência, revelou reportagem do jornal Folha de S. Paulo.
O requerimento que pede explicações Rui Costa é assinado pelos deputados Daniela Reinehr (PL-SC), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) e Gustavo Gayer (PL-GO).
"A fundamentação da dispensa de licitação; a lista dos imóveis que foram encontrados, com imagens que comprovem o estado do móveis para avaliação da necessidade de novos; a lista e os valores dos móveis de luxo que foram comprados pelo presidente da República; como serão compensados os valores gastos desnecessariamente com móveis de luxo e como será feita a prestação de contas ao TCU (Tribunal de Contas da União) diante dos móveis que foram encontrados", diz o documento protocolado.
Segundo o jornal O Globo, o governo federal gastou R$ 196.770 com seis peças de móveis para a decoração da suíte presidencial do palácio do Alvorada. A informação de que as 261 peças foram encontradas foi revelada pela Folha e confirmada pelo GLOBO. No início de 2023, a Presidência já havia localizado 83 móveis.