Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Datena pede que Justiça Eleitoral investigue 'doações suspeitas' a Marçal

Campanha solicitou que o registro da candidatura de ex-coach seja cassado

  • Foto do(a) author(a) Estadão
  • Estadão

Publicado em 12 de setembro de 2024 às 07:51

Datena
Datena Crédito: Reprodução

A campanha do candidato à Prefeitura de São Paulo José Luiz Datena (PSDB) pediu à Justiça Eleitoral de São Paulo nesta quarta-feira, 11, uma ação solicitando investigação sobre as doações financeiras recebidas pelo candidato Pablo Marçal (PRTB) Além disso, a campanha pede que o registro da candidatura de Marçal seja cassado e que ele fique inelegível caso comprovadas as irregularidades.

O pedido aponta suspeitas sobre a origem dos recursos utilizados pelo candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo, possibilidade de utilização de "laranjas" e indícios de existência de esquema ilícito de financiamento de campanha. A ação lista evidências de irregularidades em pelo menos cinco diferentes doações feitas à campanha de Marçal e, com base nelas, pede quebra do sigilo bancário dos suspeitos, a cassação do registro da candidatura de Marçal e sua inelegibilidade.

Entre os casos citados na ação, existem beneficiários de programas sociais que fizeram contribuições incompatíveis com seus patrimônios. Em um deles, uma mulher cujo marido foi preso por crimes de estelionato e fraude contra idosos doou R$ 25 mil via pix a Marçal. Em outra situação, um empresário envolvido em escândalos de fraudes previdenciárias doou R$ 8 mil para o candidato do PRTB.

Em resposta, a campanha do candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) considera que o pedido de investigação feito pela campanha de José Luiz Datena (PSDB) se trata de uma "ilação". 

O coordenador jurídico da campanha de Marçal, Paulo Hamilton, disse não haver "nada suspeito" nas doações feitas ao candidato. "As doações são públicas, estão no site do TRE e não há nada suspeito", afirmou.