Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Tharsila Prates
Publicado em 16 de janeiro de 2025 às 10:07
Duas crianças e três adolescentes, que estavam desaparecidos desde a segunda-feira (13) em uma área de mata na zona rural de Ipixuna do Pará, no nordeste paraense, foram resgatados nessa quarta (15). O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) localizou o grupo com vida e os encaminhou a unidades de saúde, para uma avaliação.
Durante as duas noites em que passaram na mata, as crianças e os adolescentes colheram palmitos para se alimentar.
O comandante do 1° Grupamento de Proteção Ambiental, tenente-coronel Jorge Oliveira, disse ao jornal O Liberal que as vítimas podem ter se perdido no momento em que foram caçar na região. “Na terça-feira, no final da tarde, recebemos a informação de que, a princípio, havia seis crianças desaparecidas. Não se tinha uma informação concreta. As primeiras informações é que elas tinham saído para caçar jabuti na mata. Era costume isso acontecer. E à noite não retornaram para casa”, relatou.
Ainda segundo ele, a polícia investigará os detalhes do caso. "Foi aberto um boletim de occorrência. Irão investigar se tem um indício de alguma outra coisa. Mas, aparentemente, as crianças se perderam na mata, aguardaram a noite passar. E, talvez, não conseguiram retornar. Ou talvez adentraram muito uma área que não conheciam e não puderam retornar", disse o tenente-coronel.
Quando os familiares notaram o desaparecimento, a Polícia Militar foi acionada. Segundo a corporação, o pai das crianças também se deslocou para tentar encontrar os filhos, mas não conseguiu. O local é de difícil acesso e está situado a cerca de 150 km da sede do município.
As equipes usaram até um drone, para o sucesso do resgate, que ocorreu por volta das 12h dessa quarta-feira.