Congresso aprova medida para destinar dinheiro esquecido no banco aos cofres públicos

Saiba como consultar se tem dinheiro esquecido e resgatá-lo

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2024 às 14:19

Dinheiro
Dinheiro Crédito: Shutterstock

A Câmara dos Deputados aprovou esta semana um projeto de lei que autoriza o governo a destinar dinheiro esquecido em contas bancárias aos cofres públicos. Conforme valores divulgados pelo Banco Central em julho, 45 milhões de pessoas físicas e jurídicas no Brasil têm um total de R$8,56 bilhões para sacar. 

O projeto já passou pelo Senado e foi encaminhado para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É uma das medidas para compensar as perdas fiscais geradas pela desoneração da folha de pagamentos até 2027.

Mas, de acordo com o projeto, após a provação da lei (caso seja aprovada), quem tiver dinheiro esquecido no banco terá até 30 dias depois da publicação para retirar o valor. 

Saiba como consultar e retirar:

No endereço www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber, é possível consultar recursos que estavam parados, seja em contas-corrente que foram encerradas ou na poupança. E vale para contas de pessoas físicas e jurídicas. Lembrando que este é o único site oficial. 

Após clicar em "valores a receber", digite o CPF e a data de nascimento da pessoa a ser consultada. Caso haja valores a serem resgatados, será indicado o próximo passo. Será preciso fazer login na conta do gov.br. O sistema irá apontar as instituições com as quais a pessoa deverá entrar em contato para receber o valor.

O Banco Central alerta:

"O Banco Central não entra em contato por telefone nem envia links para tratar sobre valores a receber, muito menos para confirmar dados pessoais. O único caso em que pode entrar em contato com o usuário ocorre caso ele não tenha informado uma forma de transferência para o pagamento. Neste caso, a instituição financeira que ele escolher vai entrar em contato para viabilizar a transferência. Ainda neste caso, a instituição financeira não pode pedir para ser confirmado qualquer dado ou senha. O BC também reforça que não é prudente entrar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram. Não é necessário realizar qualquer pagamento para ter conhecimento da quantia de dinheiro esquecido ou para resgatar os valores. Caso algum site ou alguma pessoa solicite isso, é golpe"