CNU: tema da redação é sobre como a educação pode reduzir desigualdades

Foram mais de 2,1 milhões de inscritos para a prova em todo o Brasil

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 18 de agosto de 2024 às 16:35

Revisão para o CNU
Revisão para o CNU Crédito: Joel Rodrigues/Agência Brasíli

Milhares de pessoas fazem a primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado, conhecido como o "Enem dos Concursos", neste domingo (18). O tema da redação foi "Em que medida a educação e o progresso científico e tecnológico podem contribuir para reduzir as desigualdades socioeconômicas e ampliar o desenvolvimento da sociedade brasileira?". Apenas candidatos que concorrem às vagas que exigem ensino médio fazem a redação. 

Os "concurseiros" concorrem a 6.640 vagas em diversas áreas e níveis de conhecimento, com salários que podem chegar a R$ 22,9 mil. O gabarito oficial da prova será disponibilizado a partir de terça-feira (20) segundo o cronograma divulgado pelo Governo Federal.

Ainda que o gabarito oficial só seja divulgado nos próximos dias, os inscritos poderão acessar a partir das 20h deste domingo, 18, o caderno de provas, conforme divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, responsável pela organização da prova.

Pela manhã, os portões abriram às 7h30 (horário de Brasília) e foram fechados exatamente uma hora depois, às 8h30 da manhã. Os candidatos tiveram 2h30 para terminar a prova. Na parte da tarde terá, os portões abriram às 13h e os candidatos tiveram 3h30 de prova. O exame foi realizado em 228 cidades do País.