Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Cacique Raoni recebe Ordem Nacional do Mérito, mais alta honraria brasileira

Em seu discurso, líder indígena aproveitou para criticar os planos de exploração de petróleo na região da foz do rio Amazonas

  • Foto do(a) author(a) Elaine Sanoli
  • Elaine Sanoli

Publicado em 4 de abril de 2025 às 22:01

Lula e Cacique Raoni
Lula e Cacique Raoni Crédito: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condecorou, nesta sexta-feira (4), o cacique Raoni Metuktire com a Ordem Nacional do Mérito, no grau Grã-Cruz — o mais alto da honraria concedida pelo governo brasileiro. A cerimônia foi realizada na Aldeia Piaraçu, localizada na Terra Indígena Capoto-Jarina, no Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso.

Referência internacional na luta pelos direitos dos povos originários e pela preservação ambiental, Raoni recebeu a homenagem diante de lideranças indígenas e autoridades, incluindo o próprio presidente da República.

O decreto de condecoração foi publicado no Diário Oficial da União.

Durante o discurso, Lula exaltou o legado de Raoni, classificando-o como “um dos grandes nomes da história”. “De tempos em tempos, a experiência humana é contemplada com o nascimento de seres extraordinários, homens e mulheres que dedicam suas vidas à defesa do planeta e de seus povos”, afirmou.

Críticas à exploração de petróleo

Na cerimônia, o cacique fez um pronunciamento em sua língua nativa, traduzido por um intérprete, no qual destacou a importância da preservação da cultura indígena e dos territórios tradicionais. Ele também aproveitou a ocasião para criticar os planos de exploração de petróleo na região da foz do rio Amazonas.

“Estou sabendo que, na Foz do Amazonas, o senhor está pensando no petróleo que tem lá debaixo do mar. Eu penso que não. Porque essas coisas, da forma como estão, garantem que a gente tenha um meio ambiente, a terra com menos poluição e menos aquecimento”, disse Raoni, em fala direcionada a Lula.

A proposta de exploração da área vem sendo impulsionada pela Petrobras e pelo Ministério de Minas e Energia, que pressionam por uma autorização do Ibama. A possibilidade, no entanto, tem gerado forte oposição de ambientalistas e lideranças indígenas, que alertam para os riscos ao ecossistema da região.