Brasil chega a 94 mortes por dengue em 2024 e BH decreta situação de emergência

Minas Gerais é o estado com maior incidência de casos prováveis da doença

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 17 de fevereiro de 2024 às 19:36

Mosquito da Dengue
Mosquito da Dengue Crédito: shammiknr/Pixabay

O Ministério da Saúde informou que 94 pessoas morreram em decorrência da dengue no país em 2024. Os dados foram atualizados na sexta-feira (16). O avanço da doença fez a Prefeitura de Belo Horizonte decretar situação de emergência. A capital mineira tem 3.718 casos e cinco mortes confirmadas.

O texto do decreto do prefeito Fuad Noman foi publicado neste sábado (17), no Diário Oficial do Município. A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) terá que instituir diretrizes gerais para a execução das medidas de enfrentamento à situação de emergência em saúde pública, “podendo, no âmbito de sua competência, editar normas complementares para a fiel execução do disposto neste decreto”.

Uma das medidas definidas no decreto autoriza a entrada forçada em imóveis públicos ou particulares vagos, não habitados ou abandonados.

Minas Gerais é o estado com maior incidência de casos prováveis da doença, 192.258. Em seguida estão São Paulo, o Distrito Federal e o Paraná, com 90 mil, 67 mil e 58 mil, respectivamente.

Em todo o país, além das 94 mortes confirmadas, há ainda 381 em investigação. Quanto ao número de casos, foram registrados 555.583 mil, sendo mais de 226 mil desses confirmados.