Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Bispo Bruno Leonardo vai à Justiça após citação em relatório da PF e pede a fiéis: 'Orem por mim'

Igreja do religioso aparece em transações suspeitas com empresa que serviria de fachada para membro do PCC

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 30 de março de 2025 às 08:54

Bispo Bruno Leonardo
Bispo Bruno Leonardo Crédito: Divulgação

O bispo Bruno Leonardo divulgou novo vídeo nas redes sociais afirmado que "a verdade sempre vence" e dizendo que foi à Justiça após reportagens apontarem que sua igreja foi citada em um relatório da Polícia Federal (PF).  A igreja Avivamento Mundial, do bispo, foi citada em relatórios da PF e do Ministério Público Federal (MPF) por transações suspeitas com uma empresa investigada por relação com Wiilian Barile Agati, membro da cúpula do Primeiro Comando da Capital. A informação foi divulgada inicialmente pelo portal Metrópoles. 

Ele rebate a informação de que seria investigado pela PF - o que não é dito na matéria. "Nós fomos vítimas de uma perseguição de uma reportagem tendenciosa e entramos com um processo sobre isso. O juiz concedeu uma liminar onde determina que a reportagem, o título, venha ser refeito, e fale a verdade. Vou ler um trecho: 'modifique o título e subtítulo da matéria, a fim de que reflitam com a precisão do conteúdo da reportagem, destacando que o autor não configura como investigado na operação'. Isso não sou eu quem está dizendo", afirma. "Isso é muito sério. A verdade sempre vence". A reportagem não teve acesso à decisão.

A matéria original, publicada pelo portal Metrópoles, parceiro do CORREIO, não aponta o bispo como investigado. O alvo da operação é Agati, que é apontado como um faz-tudo dos líderes do PCC. O traficante, ao lado de 13 pessoas, foi denunciado por esquema de tráfico internacional. Ele ainda é investigado por lavagem de dinheiro usando várias empresas - várias foram citadas pela PF e aparecem em relatórios do Conselho de Controle de Atividade Financeira (Coaf) por causa de transações suspeitas.

Uma delas é a Starway Locação de Veículos, que a PF indica ser uma empresa de fachada que seria usada na lavagem de dinheiro. Entre as transações suspeitas da empresa citadas pelo Coaf estão sete transferências da Igreja Batista Avivamento Mundial, do bispo Bruno Leonardo, no valor total de R$ 2,2 milhões. A igreja tem sede em Salvador.

Após a publicação da matéria, o bispo confirmou que a igreja comprou automóveis da companhia citada no ano de 2021 e afirmou que possui as notas fiscais e que estaria sendo vítima de perseguição.

O bispo Bruno Leonardo tem mais de 50 milhões de seguidores em sua conta no YouTube, o que o coloca como um dos maiores youtubers do país. No Instagram, o religioso tem 9,7 milhões de seguidores. Ele pediu apoio a esses seguidores. "Quero pedir a todas minhas ovelhas que compartilhem esse vídeo", disse. "Rezem por mim".