Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

'Banimento do X no Brasil será inevitável', diz advogado ligado a Lula

Declaração foi dada após Elon Musk compartilhar convocação para ato pelo impeachment do petista

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 18 de fevereiro de 2025 às 08:06

Elon Musk
Elon Musk Crédito: Shutterstock

Luiz Carlos da Rocha, conhecido como Rochinha e advogado que fez parte da defesa de Lula durante sua prisão em Curitiba, fez postagens criticando o bilionário Elon Musk e pedindo que a rede social X seja banida do Brasil. Para Rochinha, o dono tem usado o ex-Twitter para tentar interferir na política nacional. 

No último sábado (15), Musk publicou fotos antigas de protestos a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, de 2016, sugerindo que seriam imagens de manifestações pelo impeachment de Lula. O post ocorre em meio a uma mobilização da extrema direita que está convocando atos com esse tema para março. Ao compartilhar a notícia, Rocha afirmou: "O banimento do X será inevitável na medida em que sua interferência no processo eleitoral brasileiro se intensificar: e vai se intensificar! O TSE não deve tolerar nem por um instante a ação estrangeira na nossa eleição."

A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente nacional do PT, também se pronunciou sobre a questão, acusando Musk de "comandar o protesto bolsonarista". Ela afirmou: "Elon Musk usando o X pra comandar um protesto de bolsonaristas aqui no Brasil. Essa gente do inelegível não tem noção do que seja a palavra soberania. Bater continência pra bandeira dos EUA é pouco. Querem entregar de vez o país e nem se envergonham disso."

Convocação

Musk compartilhou uma postagem que convocava atos pelo impeachment de Lula. Ele interagiu com uma publicação de Mario Nawfal, crítico do presidente brasileiro e do ministro Alexandre de Moraes (STF). No post, Nawfal afirmava que manifestantes estavam organizando protestos em 120 cidades pelo impeachment de Lula, com datas previstas para março.

Nawfal também compartilhou fotos de 2016, nas quais uma multidão aparece nas ruas pedindo o impeachment da então presidente Dilma Rousseff. Musk retuitou a publicação e comentou: "Wow" (Uau).

O X já ficou cerca de 40 dias suspenso no Brasil, no ano passado, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).  A rede foi multada por não retirar conteúdos da plataforma conforme ordem do STF e por destituir seus representantes legais no Brasil. A plataforma foi suspensa em 30 de agosto por determinação de Alexandre de Moraes, com a decisão sendo confirmada pela Suprema Corte. Moraes também entendeu que havia responsabilidade solidária entre o X e a Starlink para o pagamento das multas. O retorno aconteceu a partir de 8 de outubro, gradualmente.