Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Banco Central alerta para golpe do dinheiro 'esquecido'; saiba como se proteger

Vítimas devem procurar a polícia e registrar um boletim de ocorrência

Publicado em 2 de dezembro de 2023 às 08:03

Dinheiro
Dinheiro Crédito: José Cruz/Agência Brasil

O Banco Central alerta a população para o chamado "golpe do dinheiro esquecido", que consiste em um falso aplicativo que promete a verificação de valores a receber que está em contas bancárias e ainda não foram resgatados por correntistas, sejam eles pessoas físicas ou empresas.

O app é oferecido por meio de anúncios do Facebook e cobra uma taxa para realizar o serviço de consulta de valores e o pedido de resgate. Porém, ambos os serviços oferecidos pelo Banco Central são gratuitos.

Em nota, a autoridade monetária diz que a plataforma não existe e destaca que não envia links nem e-mails a correntistas. “O Banco Central alerta que não envia e-mails nem links. Ninguém está autorizado a entrar em contato com o cidadão em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber. Além disso, o cidadão não deve fazer qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores”, diz a nota.

Ainda segundo o BC, as vítimas devem procurar a polícia e registrar um boletim de ocorrência. Além disso, a recomendação é procurar o banco ou a operadora do cartão de crédito para denunciar o golpe e pedir o estorno do valor, além de fazer uma reclamação contra a empresa desenvolvedora do aplicativo no Procon local.

Para saber se tem valores a receber, o interessado deve acessar a página oficial do Banco Central, clicar em “Consulte valores a receber”, preencher os campos com os dados solicitados e clicar em “Consultar”.