Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Bahia confirma recorde de prefeitos reeleitos nas eleições 2024

Em todo estado, taxa de reeleição chega a 85%

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2024 às 16:03

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022
Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022 Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) após o segundo turno das Eleições Municipais de 2024 apontou que oito a cada dez candidatos à reeleição obtiveram sucesso, o que representa 80% dos que tentaram o pleito. Na Bahia, a taxa foi maior ainda, com 85% dos candidatos reeleitos.

Além disso, a pesquisa mostrou que a quantidade de candidaturas foi mais enxuta nas eleições municipais deste ano, com ocorrência de candidatos únicos em 223 municípios brasileiros.

O Brasil registrou o maior quantitativo de prefeitas mulheres eleitas (730), com um aumento em relação às eleições de 2020. Mas, apesar disso, no estado baiano apenas 14% das prefeituras serão comandadas por mulheres.

Dos 5.569 municípios que contaram com os pleitos realizados no dia 6 e 27 de outubro, em 5.528 é possível atestar um vencedor, enquanto em 41 cidades do país o candidato mais votado encontra-se sub judice, como é o caso do município de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.

Dos 3.006 candidatos à reeleição declarados, 2.461 saíram vencedores, 14 encontram-se sub judice e 531 foram efetivamente derrotados. Com isso, a taxa de sucesso dos candidatos à reeleição foi de 82%, a mais alta registrada desde o início das reeleições.

Em dados divulgados pelo Instituto após o primeiro turno das eleições, a Bahia registrou 88% de índice de reeleição. O número caiu para 85% após a segunda etapa, mas segue sendo o maior da história.