Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Carol Neves
Publicado em 1 de novembro de 2024 às 14:51
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu na tarde desta sexta-feira (1), na zona-rural da cidade paulista de Pirassununga. O acidente aconteceu depois que a aeronave se chocou com o outra no ar.
O piloto do avião que caiu acionou o paraquedas e conseguiu se ejetar antes do impacto no chão. Uma equipe de salvamento da FAB o resgatou, mas não se sabe se ele teve ferimentos, nem qual seu estado de saúde.
A outra aeronave, apesar dos danos, conseguiu fazer o pouso.
Acidente
O avião caiu em um canavial ao lado de uma estrada. O choque aconteceu durante um voo de instrução e envolveu duas aeronaves 27 Tucano, informou a FAB. Os aviões são usados em treinamentos para cadetes da Academia da Força Aérea (AFA).
Enquanto uma das aeronaves conseguiu ficar estável o suficiente para realizar o pouso com segurança, a o outra foi direcionada para uma região desabitada, onde o piloto fez o procedimento de ejeção.
A FAB informou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investigará as causas do acidente.
Número de acidentes
No último dia 22 de outubro, outro caça da FAB também caiu na Grande Natal. O piloto conseguiu se ejetar e foi resgatado por uma equipe de salvamento, de maneira similar ao que aconteceu hoje.
Dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgado nesta semana pelo jornal O Globo apontam que 127 pessoas morreram em acidente aéreos no Brasil neste ano - ainda não havia entrado na conta os cinco mortos de um acidente com avião de pequeno porte em Santa Branca, no interior de São Paulo, que aconteceu na semana passada.
Em 2023, o Cenipa registrou 77 fatalidades. O crescimento das mortes em 2024 em grande parte aconteceu por conta da primeira queda de um avião comercial no país em 17 anos, com o acidente da Voepass em Vinhedo, que matou 61 pessoas, entre passageiros e tripulantes.