Fiéis seguem imagem do Senhor do Bonfim no cortejo: 'muita emoção'

Comandados pelo padre Edson Menezes, eles seguem até a Colina Sagrada

  • Foto do(a) author(a) Maysa Polcri
  • Maysa Polcri

Publicado em 11 de janeiro de 2024 às 09:42

Imagem do Senhor do Bonfim deixando a igreja de Nossa Senhora da Conceição
Imagem do Senhor do Bonfim deixando a igreja de Nossa Senhora da Conceição Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

Ao som do Hino do Bonfim, a imagem do Cristo crucificado foi apresentada aos fiéis às 7h20, nesta quinta-feira (11), na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Rodeado de flores brancas e amarelas e com a bandeira do Brasil ao fundo, o Senhor do Bonfim foi, carregado pela multidão, até o andor, que neste ano tem o formato da Igreja do Bonfim.

Antes disso, o padre Edson Menezes, reitor da Basílica do Senhor do Bonfim, abençoou a multidão. Juntos todos rezaram o Pai Nosso e Ave Maria. "Que seja uma caminhada abençoada", disse o religioso. 'Quem tem fé?', puxou padre Edson. De prontidão, os devotos responderam em coro: 'Vai a pé'.

Motorista há 20 anos, Lucivaldo Faleiro, 50, ou Nino, para os íntimos, recebeu uma missão diferente nesta quinta-feira (11). Ele é o responsavel por dirigir o veículo que carrega a imagem do Senhor do Bonfim durante a procissão de fé.

Atento a movimentação dos fiéis a todo momento, o trabalho não impede que Nino esteja conectado com a multidão. "O pessoal grita, a todo momento é uma emoção especial", diz ele que faz o trabalho pela primeira vez. "O mais difícil é prestar atenção para não machucar ninguém", revela. A imagem de Cristo crucificado é levada por um veículo modelo HR Hyundai branco.

"Aqui tem pessoas de todas as religiões. Somos todos irmãos", diz padre Edson Menezes, reitor da Basílica do Senhor do Bonfim. Na Praça Riachuelo, em frente a Associação Comercial da Bahia, o religioso transmitiu uma mensagem de paz. Logo depois, os fiéis rezaram o 'Pai Nosso', momento em que boa parte de público para a caminhada e se concentra, em demonstração de fé.