Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Luan Santos
Publicado em 1 de fevereiro de 2019 às 10:43
- Atualizado há 2 anos
Os 63 deputados estaduais da Bahia tomaram posse na manhã desta sexta-feira (1o) para a nova legislatura, que termina em 2023. A cerimônia estava prevista para começar às 9h30, mas parte dos parlamentares atrasou na chegada ao Legislativo. A última a chegar foi a deputada Talita Oliveira (PSL).
A sessão foi conduzida pelo deputado Sandro Régis (DEM), que iniciou os trabaljos por volta das 10h15. A posse não demorou mais que dez minutos. A sessão foi encerrada e uma nova, aberta para que seja realizada a eleição da Mesa Diretora para o próximo biênio.
Embora os deputados ainda precisem votar, já há um acordo entre as lideranças para que Nelson Leal (PP) seja eleito presidente. As costuras foram realizadas logo após as eleições e termiram com apoio praticamente unânime ao parlamentar, que sucede Ângelo Coronel (PSD), eleito senador.
Quem também deve estar na Mesa é o deputado Alex Lima (PSB), que provavelmente deve ocupar a primeira vice-presidência. A deputada Maria Del Carmen (PT) deve ser eleita primeira secretária, cargo conhecido como Prefeitura da Assembleia.
O índice de renovação nas eleições passadas foi de 38%, com 24 caras novas. A renovação trouxe Rogério Andrade Filho (PSD), o mais novo deputado eleito, com 21 anos. Trouxe também João Isidorio (Avante), que assume a cadeira do pai, Pastor Sargento Isidorio (Avante), eleito deputado federal.