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Da Redação
Publicado em 12 de julho de 2019 às 04:59
- Atualizado há 2 anos
Com a reforma e entrega de um novo píer de voos em outubro, o Aeroporto de Salvador passará a ter capacidade de receber 15 milhões de passageiros por ano. Nos últimos anos, a movimentação máxima do equipamento foi de 10 milhões de pessoas. Além dos ares mais modernos, que já podem ser observados com a inauguração do novo embarque, as obras realizadas no terminal prometem atrair mais companhias aéreas para o local.>
O novo embarque, que foi inaugurado em abril e fica no segundo pavimento, passará a abrigar também, a partir de agosto, passageiros de voos internacionais. No mesmo período, parte do novo píer será entregue com a operação de uma das seis pontes de embarque. As restantes tem prazo para outubro, aumentando em 28,6% a área construída total do terminal. Na próxima semana, duas novas pontes passam a funcionar no antigo píer.>
Nesta quinta-feira (11), as obras do aeroporto foram vistoriadas pelo secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann, e pelo diretor do Departamento de Outorgas e Patrimônio, John Weber Rocha, com a presença do vice-prefeito Bruno Reis. Eles visitaram todo o equipamento, passando pelo novo embarque e o píer ainda não inaugurado.>
De acordo com a Vinci Airports, empresa que administra o aeroporto, as obras desta etapa já estão em 75% concluídas. Do que estava previsto no contrato de concessão assinado entre a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Vinci, já foram entregues a requalificação da pista auxiliar e parte da área de ampliação, com nova área comercial, além de novos elevadores e escadas rolantes. “O Aeroporto de Salvador está passando por uma transformação enorme. As obras estão rigorosamente em dia, cumprindo o contrato de concessão e nós estamos bastante otimistas com esse prazo de entrega. São cerca de R$ 700 milhões de investimento privado, da Vinci, nessa primeira fase, em que a empresa pega uma infraestrutura degradada e entrega adequada conforme contrato de concessão”, afirmou o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann.Até a inauguração das obras, no final deste ano, serão finalizadas a requalificação da pista principal, prevista para setembro, a ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves, o novo sistema de manuseio de bagagem e inspeção de segurança; além da reforma e ampliação do terminal existente. O sistema de ar-condicionado já está sendo trocado de forma gradativa e, até dezembro, deve ser concluído completamente.>
O vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, participou da visita da Secretaria Nacional de Aviação Civil ao equipamento e elogiou as mudanças implementadas pela Vinci. “É uma obra estratégica para a cidade. Nós tínhamos um dos piores aeroportos do Brasil e acredito que passaremos a ter um dos melhores do país a partir de agora. Teremos um equipamento moderno, com a qualidade que a nossa cidade merece e precisa”, afirmou.>
Reis lembrou que a inauguração da primeira etapa das obras do aeroporto irá coincidir com a do Centro de Convenções de Salvador, equipamento que promete intensificar o turismo de negócios na capital baiana.“Vamos inaugurar o novo aeroporto coincidindo com o novo Centro de Convenções de Salvador e com os viadutos da região do Parque da Cidade na Avenida ACM. Anunciamos também nesta semana novos vôos semanais para o Chile. É um conjunto de esforços fazendo com que a cidade vá, a cada dia, elevando de patamar. Não adianta a cidade fazer todo um conjunto de investimentos em infraestrutura e os turistas não terem como chegar. Existe um esforço da Aviação Civil para permitir que novas companhias aéreas venham para o país e isso possibilitará que as empresas compensem as perdas com a Avianca”, afirmou o vice-prefeito. Secretário Nacinal de Avião Civil, Sérgio Saggioro Glanzmann; e o diretor do Dept. de Outorgas e Patrimônio, John Weber Rocha, vistoriaram as obras acompanhados do vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (Foto: Betto Jr./CORREIO) Investimento nas pistas A Vinci Airports destacou que mais de 70% dos investimentos das obras foram para as pistas. Além da principal, o equipamento conta com uma pista auxiliar que precisou ser restaurada e ampliada, pois antes ela não possuía estrutura suficiente para receber voos maiores. Toda a questão elétrica, de fibras óticas e iluminação foram refeitas e a pista foi expandida. >
A pista principal também está passando por intervenções e sendo fechada para obras durante a madrugada. Ainda esse semestre ela será inaugurada. A construção de uma nova pista para o Aeroporto de Salvador está condicionada ao alcance da capacidade para 30 mil passageiros, o dobro do que será alcançado no final do ano.>
Questões estruturais também estão sendo restauradas no terminal. Um sistema de prevenção de incêndio foi instalado no aeroporto - que não existia antes -, além da restauração do sistema de ar-condicionado, instalação de vidros especiais, construção de uma nova área de escritórios e balcões de vendas das companhias aéreas, luzes de LED, dentre outros.>
A reforma do Aeroporto em números2018>
36 destinos, 8 países, 8 milhões de passageiros/ano, 200 voos diários>
2019>
R$ 700 milhões de investimento...>
2 pistas, 6 novos elevadores entregues - capacidade para 26 pessoas, cada - e mais 5 deverão ser entregues até dezembro. >
6 escadas rolantes entregues e mais 3 ainda serão instaladas...>
2 esteiras rolantes com 50 metros. Ao final da obra serão 35 conjuntos de banheiros e bebedouros (22 já existentes e 13 novos)Aviação nacional>
O secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann, avaliou como “bastante prejudicial” a saída da Avianca do país. A empresa entrou em recuperação judicial e retirou suas 50 aeronaves que estavam em operação no país. >
“É normal, companhias aéreas quebram no mundo inteiro, mas isso gera uma restrição de oferta no curto prazo. Quando há uma restrição de oferta, o mercado reage e o preço sobe. O governo federal está muito atento a isso. A gente está atuando fortemente para que a oferta volte rapidamente e tem a expectativa de que essa oferta já comece a voltar nesse segundo semestre a partir de setembro”, afirmou o secretário.>
Glanzmann destacou, ainda, que existe um movimento do governo federal “muito forte” para atrair novas companhias aéreas para o país. “Recentemente nós conseguimos aprovar uma medida provisória, que agora virou lei, que é a abertura para o capital estrangeiro. O governo federal está verdadeiramente obstinado em trazer novas empresas para o Brasil, notadamente as empresas chamadas de baixo custo (low cost). Já temos várias sinalizações de empresas low cost. Um grupo espanhol, o Globalia, já sinalizou que virá para o Brasil, está se instalando aqui, e Salvador é uma forte candidata a receber esses voos. É uma questão de negócio, de atratividade”, disse.>
O secretário afirmou que acredita que as 50 aeronaves da Avianca devem ser retomadas ainda neste segundo semestre e acredita que novas aeronaves devam entrar no país já no próximo ano. “Acreditamos que nos próximos anos já teremos um preço mais competitivo a nível internacional”, afirmou. Obras no aeroporto seguem dentro do cronograma acertado em contrato pela Vinci e Anac (Foto: Betto Jr./CORREIO) Atração de novos hubs>
Com as novas obras e a expansão da capacidade do Aeroporto de Salvador, o trade turístico acredita que o equipamento terá maior facilidade na atração de novos hubs de voos. Com a crise econômica e a falta de competitividade do aeroporto, Salvador perdeu importantes voos para outras capitais nordestinas. Entre eles está o Hub da Air France-KLM e da Gol para a cidade de Fortaleza, no Ceará, em 2017. Eram três voos semanais diretos para Amsterdã e outros dois também semanais para Paris. Em 2016, Salvador também perdeu um hub da Azul para Recife, em Pernambuco. Eram voos regulares para 12 cidades.>
O vice-prefeito Bruno Reis afirmou que o ocorrido se deu por conta de uma demora do governo estadual em anunciar a redução do ICMS sobre o querosene de aviação, o que só foi feito na semana passada. "A decisão foi tardia, nós perdemos importantes hubs que foram se instalar em Recife, Fortaleza e Natal". >
Para o presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação do Estado da Bahia (FeBHA (FeBHA), Silvio Pessoa, Salvador perdeu voos não por conta do aeroporto. "Não foi o aeroporto porque o aeroporto de Fortaleza e o aeroporto de Recife eram muito parecidos com o daqui. Nós perdemos os grandes por falta de agilidade do governo do estado de reduzir o ICMS do querosene para aviação. Foi por falta de uma visão financeira e uma decisão foi tomada de forma tardia mas antes tarde do que nunca", afirmou.>
Pessoa ainda destacou que o Hub seria positivo não somente pela questão dos voos, mas também porque movimentaria a cidade e os 50 setores ligados ao turismo.>
O presidente da Salvador Destination, Roberto Duran, concorda que os hubs foram perdidos por conta da demora do governo. "Além da Infraero abandonar o aeroporto e sermos considerados o pior do país, a demora do governo em tomar as decisões adequadas contou muito para que a gente perdesse um hub atrás do outro", disse. >
Na avaliação do presidente da ABIH-BA, Glicério Lemos, a nova condição do aeroporto facilita a captação de novos hubs para Salvador. "Apesar de ser tardio, reduzir o ICMS é excelente porque a gente agora pode atrair algumas companhias áereas, um grande hub como o da Gol que está em um melhor momento econômico", disse.>
Trade turístico comemora >
A expansão do aeroporto é vista com muito entusiasmo pelo trade turístico, que destaca as melhorias implementadas no equipamento após a concessão à Vinci Airports. O trade cita que o aumento na capacidade do aeroporto impactará diretamente em todos os 50 setores que interagem no turismo na capital."Quando era estatal quase não se realizavam obras no aeroporto e ele era um dos piores do país. Sentimos também uma diferença com o departamento comercial do aeroporto, que está captando voos e atuando com o trade turístico na divulgação da cidade", afirmou Silvio Pessoa, presidente da FeBHA.O presidente da Salvador Destination, Roberto Duran, acredita que a infraestrutura deixada pela Infraero impactou no resultado do aeroporto durante anos. "A Infraero abandonou o aeroporto e chegamos a ser considerados o pior do Brasil. Existia uma deficiência operacional que fazia com que as companhias aéreas não ficassem satisfeitas com o oneroso e péssimo serviço apresentado pela Infraero no equipamento", disse Duran.>
Já o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA), Glicério Lemos, destaca que a hotelaria é o setor que mais sofre por ser um equipamento que demanda maior investimento. "Temos um maior custo fixo de mão de obra e precisamos de muita ocupação", disse.>
Capacidade>
A expansão da capacidade do Aeroporto para 15 milhões de passageiros, por sua vez, é visto com entusiasmo pelos operadores do turismo, que acreditam que seria muito positivo para o mercado esse volume anualmente. "Hoje a operação está em torno de 6 milhões de passageiros após a queda da Avianca. Antes era de 8 milhões. Se vamos ter um equipamento preparado com operacionalidade e conforto e com essa capacidade, praticamente três vezes o volume de passageiros atual, é só para comemorar", disse Roberto Duran.>
Glicério Lemos destaca que todo o trade irá trabalhar para reconquistar o número de turistas da cidade, além de novos voos. "É importante que o estado tenha condição de competir com outras cidades e estados. A redução do ICMS foi um grande passo para que a gente consiga avançar no aumento da vinda de turistas para Salvador", disse.>
Novos voos para 2019Já operando>
Passaredo - Salvador-Petrolina (voos diários) >
Azul - Salvador-Aracaju (6 voos semanais) e Salvador-Guarulhos (4 voos diários)>
Cabo Verde Airlines - Salvador-Ilha do Sal (3 voos por semana)>
Em Breve>
SKY - Salvador-Santiago do Chile (3 voos semanais)>
Azul - Salvador-Teixeira de Freitas (2 voos semanais); Salvador-Maceió (6 voos semanais); Salvador-Belo Horizonte (33 voos semanais); Salvador-Ilhéus (13 voos semanais); e Salvador-Porto Seguro (12 voos semanais). >
Gol - Salvador-Rio de Janeiro/Santos Dumont (voos diários); Salvador-Fortaleza (aumento de 1 voo diário); Salvador-Rio de Janeiro/Galeão (aumento de 18 voos semanais); e Salvador-São Paulo/Guarulhos (aumento de 1 voo diário).>
Passaredo - Nova base regional da companhia, com aumento de 4 voos diários.Nova Duty Free já está funcionando>
Uma nova loja da Duty Free Americas (DFA), gigante mundial do setor, foi inaugurada no início deste mês no Aeroporto de Salvador. A loja possui produtos e características arquitetônicas que remetem à cultura e paisagem da Bahia.>
A DFA Shop Salvador é também a primeira loja do grupo do tipo duty paid (sem isenção de impostos), que reúne as conveniências de um "free shop", mas para todos os públicos, inclusive passageiros domésticos.>
A loja tem 845m² de área, dividida em dois andares, e está localizada na nova área do embarque doméstico do Salvador Bahia Airport. Do tipo "walk through", tem seções distribuídas pelo trajeto do passageiro até o salão de embarque.>
A DFA já opera outra loja no Salvador Bahia Airport, no desembarque internacional, no modelo "duty free" (com isenção de impostos). A unidade tem 600 m², é a maior do tipo no Nordeste, e foi inaugurada em dezembro do ano passado. Uma terceira loja será aberta em agosto, no novo píer com mais produtos "duty free" para os passageiros em partidas internacionais.>