Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

YouTube e entidades lançam websérie para ensinar às famílias sobre internet segura

Plataforma anunciou os tutoriais e atualizou recursos de controle e bem-estar para crianças e adolescentes

  • Foto do(a) author(a) Thais Borges
  • Thais Borges

Publicado em 13 de fevereiro de 2025 às 13:25

Youtube
Youtube Crédito: Shutterstock

O YouTube, o canal Almanaque dos Pais e a Safernet lançaram uma websérie para ajudar pais e responsáveis a conhecer melhor os recursos de proteção de crianças e adolescentes na internet. Batizada de ‘Educação Digital Para Pais’, a produção pretende ajudar as famílias as fazer as configurações necessárias para usar essas ferramentas, inclusive no YouTube e no YouTube Kids. A série foi lançada na última terça-feira (11), que foi comemorado o Dia da Internet Segura.

Ao todo, serão 10 episódios que abordam tópicos como a alfabetização digital dos responsáveis, prós e contras do excesso de tempo de uso de telas. Os vídeos também mostram como criar e gerenciar o email das crianças, como configurar o YouTube Kids e as experiências supervisionadas do YouTube, como usar aplicativo de monitoramento e controle parental, e formas de identificar sinais de dependência digital, entre outros.

“Com o lançamento, estamos buscando responder uma demanda de maior entendimento das nossas ferramentas de controle parental e também de promover a discussão de supervisão e segurança da internet pensando nos diferentes níveis de maturidade de crianças e adolescentes, equilibrando proteção e autonomia”, explica a gerente de Relações Governamentais e Políticas Públicas do YouTube, Erika Alvarez.

Já a conselheira parental e criadora do Almanaque dos Pais, Monica Romeiro, destacou a possibilidade de ampliar o alcance do trabalho e oferecer conteúdo de qualidade a pais e educadores. “Acreditamos que a educação digital é a chave para um ambiente online mais seguro para todos”, diz.

As famílias ainda podem aprender como configurar contas supervisionadas no YouTube, utilizando recursos como desativação de reprodução automática, lembretes de pausa e hora de dormir, assim como conhecer funcionalidades que tornam o ambiente digital mais seguro para os pequenos explorarem conteúdo apropriado para sua idade.

Confira os episódios da série: