Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Thais Borges
Carolina Cerqueira
Luiza Gonçalves
Publicado em 7 de dezembro de 2024 às 02:00
Massa amanteigada com toques de parmesão, recheio cremoso com camarões grelhados inteiros, queijo, camarão e pimenta biquinho na decoração. Pela descrição não parece, mas trata-se de um panetone.
Unindo uma adaptação da massa de chocotone ao recheio da torta salgada carro-chefe da Doce Encontro, Nalva Vieira e Bárbara Vieira despertaram a curiosidade e o paladar da redação do CORREIO, que, em meio a chocolates, caramelos e pistaches, elegeu o Panetone de Camarão como o favorito da degustação de Natal realizada na última terça-feira (03).
"Acho que o panetone salgado tem um toque especial e esse de camarão ficou bastante cremoso, sem economizar no recheio. Gostoso e diferente!", opinou a subeditora do CORREIO Carol Neves.
Esse foi o segundo ano que a marca de tortas, doces e salgados produziu panetones artesanais para o Natal em sabores doces e salgados. No menu salgado, constam opções como frango, peito de peru, sertanejo e, destaque de vendas de 2023, o Panetone de Camarão.
“Temos uma torta aqui que é bem tradicional, a nossa mais vendida, que é a torta de camarão com recheio cremoso e camarões grelhados. Então a gente decidiu levar esse recheio para o panetone com massa salgada. Trouxemos essa opção para o nosso cardápio porque já era um sucesso garantido da nossa torta e achamos que ela é uma boa pedida para o Natal. O camarão traz uma elegância, um ar requintado para a ceia”, explica Bárbara.
A criação de Nalva e Bárbara também agradou os jurados oficiais (três chefs, duas influenciadores de conteúdos sobre gastronomia e dois assinantes do CORREIO), conseguindo o oitavo lugar entre os 10 mais bem avaliados e fazendo-os repensar sobre a possibilidade de ter um panetone salgado na ceia.
“O número 21 me surpreendeu. Para mim, estava muito gostoso, tanto o recheio quanto a massa”, comentou Jailana Moura, sócia da página @ondecomeremsalvador. Até quem não podia comer ficou curioso. “Fico feliz de ver algumas inovações na mesa. Eu sou alérgico, então foi uma pena não poder experimentar. Fiquei na vontade”, afirmou Luca Venezia, assinante do CORREIO.
A Doce Encontro foi criada em 2010 pela chefe de cozinha autodidata Nalva Vieira, 55, que trabalhava em uma churrascaria, e decidiu começar a vender bolos para garantir uma renda extra. Desenvolvendo suas receitas de bolos, tortas e salgados, o negócio engrenou até o estabelecimento de sua primeira loja na Boca do Rio e, posteriormente, uma segunda unidade no Imbuí.
Bárbara Vieira, 21, é filha de Nalva, acompanhando o caminho da mãe no empreendedorismo desde pequena e hoje dividindo o comando da Doce Encontro.
“Eu sempre reconheci nela um esforço de querer dar uma vida melhor para mim e para minha irmã. Na pandemia, eu me vi numa oportunidade de ajudar ela a transformar o negócio e me apaixonei pela área. Atualmente, estou cursando administração e o meu intuito é tocar a empresa e dar seguimento ao que ela começou. A gente trabalha muito criando receitas, desenvolvendo produtos novos juntas e isso para mim é muito satisfatório”, declara a jovem.
Serviço: Panetone de Camarão da Doce EncontroI Panetone artesanal salgado com recheio cremoso de camarões inteiros I Peso: 850g-950g I Preço: R$125,00 I Encomendas: Devem ser feitas com 2 dias de antecedência na Central da Boca do Rio até o dia 21/12 (Rua virgildásio sena n. 14) / Haverá pronta entrega no dia 24/12 nas lojas Boca do Rio e Imbuí (Rua das gaivotas, 120) I Informações: Instagram Doce Encontro
O Correio Experimenta contou com itens de decoração e mesa posta da Home Center Ferreira Costa Paralela (Av. Luís Viana Filho, 6180) e Barris (Av. Vale dos Barris, 125). Conheça os produtos no site www.ferreiracosta.com e no Instagram @ferreiracosta.