Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Thais Borges
Publicado em 28 de dezembro de 2024 às 08:39
Um gel regenerador que usa extrato natural do látex de mangaba para tratar e regenerar as lesões cutâneas em animais. Esse foi o resultado de uma tecnologia desenvolvida pelo Instituto Federal Baiano (IF Baiano), através do Cicatribio Cosméticos e Biofármacos, uma startup formada por pesquisadores, estudantes e egressos da instituição baiana.
O gel cicatrizante já está sendo vendido em lojas veterinárias e recebeu diversos prêmios em eventos nacionais e internacionais. O medicamento ajuda na reposição intensiva da pele após feridas crônicas, acidentais, queimaduras, dermatites e lesões cirúrgicas. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o grupo desenvolve agora pesquisas para a aplicação em humanos.
De forma simultânea à criação do gel e utilizando recursos tecnológicos, a Cicatribio desenvolveu app com uso de inteligência artificial para a evolução do tratamento em tempo real. A startup apoia pequenos produtores e catadores da mangaba na Bahia. Ao todo, cerca de 250 famílias da agricultura familiar são beneficiadas com impacto na economia local e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.
A Cicatribio participou de uma ação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de conectar empresas de impacto com investidores no Startup Summit 2024, em Florianópolis (SC).
Atualmente, a startup baiana negocia a participação em uma nova rodada-anjo para captação de R$ 2 milhões em investimentos.