Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Thais Borges
Publicado em 15 de dezembro de 2024 às 07:57
Novas estratégias de controle do mosquito Aedes aegypti - que transmite os vírus da dengue, da Zika, da Chikungunya e da febre amarela - serão implementadas no país. O anúncio foi feito pela ministra Nísia Trindade, no último sábado (14), durante o Dia D de Mobilização contra a Dengue. Ela participou das ações de combate em São Cristóvão, no Rio de Janeiro.
Uma das novas medidas que deve ser implementada em escala nacional é o método Wolbachia, que impede o desenvolvimento dos vírus dessas arboviroses. Essa tecnologia introduz uma bactéria nos mosquitos e, assim, impede a replicação dos vírus.
Nísia lembrou que, para o sucesso das ações, a população precisa participar de forma ativa. “Receber bem os agentes do Sistema Único de Saúde (SUS) é fundamental para que a prevenção seja eficiente”, disse a ministra, durante uma visita à Clínica da Família São Sebastião, no Caju.
Atualmente, de acordo com o monitoramento do boletim InfoDengue, tem havido um aumento contínuo nos casos da doença, especialmente nas regiões Sul e Sudeste. Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal lideram como estados mais afetados.
Algumas das recomendações do Ministério da Saúde incluem: