Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Estadão
Publicado em 11 de janeiro de 2025 às 02:00
As autoridades de Los Angeles tiveram que implementar um toque de recolher entre 18 horas (23 horas, pelo horário de Brasília) da quinta-feira (9), e 6 horas (11 horas, pelo horário de Brasília) de sexta-feira (10), para evitar saques em meio aos incêndios florestais que atingem a região sul da Califórnia. Segundo o xerife do condado de Los Angeles, Robert Luna, 20 pessoas foram presas em zonas de incêndios após relatos de roubos.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, aprovou na quinta-feira um pedido do Condado de Los Angeles para que a Guarda Nacional da Califórnia ajudasse as forças de segurança durante os incêndios.
A ameaça de novos incêndios impulsionados pelos fortes ventos de Santa Ana segue prejudicando a região sul da Califórnia na sexta-feira, em meio a esforços dos bombeiros para conter as chamas que mataram pelo menos 10 pessoas e destruíram milhares de casas e estruturas nesta semana.
O tamanho da região queimada é devastador. São mais de 142 km². Um novo incêndio, o incêndio Kenneth, começou na quinta-feira à noite em West Hills, ao norte de Calabasas, e cresceu rapidamente para 4 km² em questão de horas.
Os dois maiores incêndios na região ainda não foram totalmente contidos. O incêndio Palisades, com quase 81 km², destruiu mais de 5 mil estruturas, muitas delas em Pacific Palisades, no lado oeste de Los Angeles.
Já o incêndio de Eaton, perto de Altadena e Pasadena, destruiu cerca de 5 mil estruturas e queimou uma região de 55 km², segundo informações do corpo de bombeiros.
Os números colocam os incêndios entre os cinco mais destrutivos da história da Califórnia.
O Serviço Nacional de Meteorologia disse que esperava que as condições climáticas de "bandeira vermelha crítica" para incêndios continuassem em grande parte dos condados de Los Angeles e Ventura até sexta-feira por causa da baixa umidade e dos ventos de Santa Ana.
Os ventos, disse o serviço, embora não tão fortes quanto no início desta semana, aumentaram de força após enfraquecerem na quinta-feira. A rápida disseminação dos incêndios nesta semana esticou os recursos locais e estaduais.
Batizado de incêndio Kenneth, ele se expandiu por 388 hectares em questão de poucas horas, atingindo a região de Calabasas, no Vale de San Fernando, uma cidade no subúrbio considerada uma das mais ricas dos Estados Unidos.
O incêndio Kenneth teve início a cerca de 3 km de uma escola que servia de abrigo para pessoas deslocadas de outro incêndio. Ele se moveu para o condado vizinho de Ventura, mas uma resposta grande e agressiva dos bombeiros impediu que as chamas se espalhassem ainda mais.
Calabasas, uma pequena comunidade entre montanhas, é conhecida por ser o endereço de diversas celebridades, como Kim e Khloe Kardashian, Kylie Jenner, Will e Jada Pinkett-Smith, John Travolta e Drake. Não há informações em relação à remoção de moradores das mansões da região.
A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, chamou de "tempestade de fogo perfeita" o pior incêndio da história da cidade.
“Continuamos a enfrentar uma grande tempestade de fogo, causada por ventos poderosos e uma seca extensa. Essa junção de fatores criou uma tempestade perfeita e histórica. Estive na linha de frente dos incêndios, e é possível ver o quão é destrutivo esse fogo impulsionado pelos ventos”, afirmou Bass.
O chefe de polícia da cidade, Robert Luna, afirmou que alguns dos lugares atingidos pelos incêndios "parecem que foram atingidos por uma bomba".