Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Thais Borges
Publicado em 15 de dezembro de 2024 às 12:12
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve alta do hospital neste domingo (15) e disse que está curado e pronto para trabalhar. Lula fez uma aparição surpresa na entrevista coletiva convocada pela equipe médica que o atende no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
“Eu estou voltando para casa agora tranquilo, certo de que eu estou curado e que eu preciso me cuidar”, disse. O presidente usava um chapéu na cabeça para, segundo ele, esconder o curativo que tinha acabado de ser feito.
Lula caiu no banheiro de casa, em outubro, e teve que fazer a cirurgia na madrugada da última terça-feira (10) para drenar um hematoma na cabeça. "Só fui tomar ciência da gravidade do que aconteceu comigo depois da cirurgia na terça-feira à noite", disse.
Na entrevista, Lula detalhou o acidente em que bateu a cabeça. “Eu não estava cortando a unha do pé. Estava cortando a unha da mão. Eu não estava em pé, eu estava sentado. Eu já tinha cortado a unha, já tinha lixado a unha. Quando eu fui guardar o estojo, ao invés de levantar e abrir a gaveta, tentei afastar meu bumbum do banco. O banco era redondo, meu bumbum não levitou e eu caí. Bati com a cabeça e fez um estrago razoável. Graças a essa turma de médicos aqui, eu mais uma vez me recuperei”.
Na quinta-feira, ele passará por uma tomografia de controle para reavaliação. Lula deve ficar em São Paulo para o procedimento, mas adiantou que seguirá as recomendações médicas. Ainda assim, ele disse que já retornará às atividades. “Sou muito disciplinado e tenho um compromisso muito grande com esse país”.
O presidente deve passar o Natal e o Ano Novo em casa. Ele adiantou que tem reunião ministerial até o fim do ano e vai decidir se vai participar do evento do Natal dos catadores, que costuma estar presente. “Estou aqui inteiro. Estou voltando para casa tranquilo. Não posso fazer esteira na velocidade de atleta, vou ter que parar a musculação por uns 60 dias, mas posso trabalhar normal”.
Os médicos de Lula comemoraram a evolução. “Devido à recuperação do nosso paciente, que foi extremamente acima do esperado, para a felicidade minha e de toda a nossa equipe, o presidente está de alta hospitalar e deve voltar para casa já já", disse a médica Ana Helena Germoglio.