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Icônicas! Veja as seis capas do jornal CORREIO mais marcantes de 2024

Entre as artes, estão desde ilustrações mais elaboradas até o protagonismo puro de excelentes fotografias, passando por trabalhos com documentos antigos

  • Foto do(a) author(a) Carolina Cerqueira
  • Carolina Cerqueira

Publicado em 28 de dezembro de 2024 às 05:00

Clique em cada matéria para conferir o conteúdo completo
Clique em cada matéria para conferir o conteúdo completo Crédito: Montagem/CORREIO

Uma boa reportagem nem sempre tem uma boa foto para ilustrar. Às vezes, a foto é tão boa que corre o risco de roubar o protagonismo da matéria. O papel de quem produz as capas dos jornais do CORREIO é encontrar o equilíbrio perfeito. O responsável é o designer Quintino Andrade.

Ele compartilha que, quando há uma boa foto, o papel dele é dar destaque a ela, não deixando muitos elementos na capa. Todas as fotografias são pensadas para que possam ser colocadas na vertical, que é a posição da capa, e tenham espaço para o encaixe de textos por cima.

Já quando as fotos são documentos históricos ou fotografias antigas sem boa resolução ou qualidade, é preciso explorar o papel das colagens, sobreposições e cores.

Outro espaço aberto nas capas é a criação de ilustrações. "É uma forma de dar mais dinamismo para as edições e conseguir resultados mais leves e descontraídos", explica Quintino.

Em um 2024 recheado de capas icônicas nos nossos jornais, selecionamos as seis mais marcantes entre as publicadas nas edições dos finais de semana. Elas vão desde o testamento a próprio punho de Gal Costa até a foto da quilombola Eliana dos Santos. Esta última capa teve a reportagem premiada em primeiro lugar e a foto premiada em segundo lugar pelo Prêmio Sebrae Bahia 2024.

Para editora-chefe do CORREIO, Linda Bezerra, a seleção mostra a diversidade de conteúdos e a capacidade do jornal de discutir assuntos relevantes para a sociedade. "As capas das edições dos finais de semana trazem conteúdos que não foram aprofundados no dia a dia da corrida da notícia. Estamos falando de conteúdos exclusivos e até premiados também, com um olhar que não vemos em qualquer jornal. Isso não está em qualquer lugar", coloca.

Confira as seis capas abaixo:

A rainha das tortas

A capa divulga o resultado do correio experimenta, concurso do jornal para eleger a melhor torta de 2024. O título e até a fonte aparecem combinados com a foto, que é o grande destaque.

Capa da edição dos dias 28 e 29 de setembro
Capa da edição dos dias 28 e 29 de setembro Crédito: Reprodução

Clique aqui para ler: http://glo.bo/3ZV6WSV

Ela não está só

A matéria de Thais Borges conta a história de sete professores negros que a Justiça tentou impedir de assumir vagas em universidades. Foi feita após o caso da baiana Lorena Pinheiro ganhar repercussão.

Capa da edição dos dias 14 e 15 de setembro
Capa da edição dos dias 14 e 15 de setembro Crédito: Reprodução

Clique aqui para ler: https://bit.ly/4d113s4

Até que o sono nos separe

Esta capa com ilustração tem até mesmo cara de capa de livro. A matéria de Carolina Cerqueira aponta a tendência de casais dormirem em camas, quartos e até casas separadas.

Capa da edição dos dias 8 e 9 de junho
Capa da edição dos dias 8 e 9 de junho Crédito: Reprodução

Clique aqui para ler: https://bit.ly/3XbsIlF

O testamento de Gal Costa

O destaque é o documento histórico que até então não havia sido publicado. Ele, escrito pela cantora a próprio punho e descoberto por suas primas, revelava que a cantora queria deixar todo o dinheiro para uma fundação cultural.

Capa da edição dos dias 30 e 31 de março
Capa da edição dos dias 30 e 31 de março Crédito: Reprodução

Clique aqui para ler: http://glo.bo/40a1pJz

Guardiãs da cura

O destaque é o sorriso tímido de uma mulher negra quilombola que quis aprender a ler e escrever pela tradição ancestral de encontrar cura nas plantas. Quem conta a história é Carolina Cerqueira.

Capa da edição dos dias 9 e 10 de março
Capa da edição dos dias 9 e 10 de março Crédito: Reprodução

Clique aqui para ler: https://bit.ly/3T7PDLi

Duas mulheres e um amor proibido

O trabalho a partir de um documento antigo ilustra a história, contada por Fernanda Santana, de Vivi e Amelinha, na Salvador da década de 1930.

Capa da edição dos dias 13 e 14 de janeiro
Capa da edição dos dias 13 e 14 de janeiro Crédito: Reprodução

Clique aqui para ler: https://bit.ly/3tNWr8b