Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Entenda por que o curso de Medicina não tem mais previsão de ser implantado pela Faculdade Santa Dulce

Graduação médica foi anunciada pelas Obras Sociais Irmã Dulce no ano passado, com início para 2026

  • Foto do(a) author(a) Thais Borges
  • Thais Borges

Publicado em 8 de fevereiro de 2025 às 14:00

A Faculdade Santa Dulce funcionará em Patamares
A Faculdade Santa Dulce funcionará em Patamares Crédito: Reprodução/Faculdade Santa Dulce

O curso de Medicina da Faculdade Santa Dulce, inicialmente anunciado para iniciar as aulas em 2026, não tem mais previsão de ser implementado. A informação foi confirmada com exclusividade pelo assessor corporativo das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), Sérgio Lopes, ao CORREIO.

De acordo com ele, a autorização para o curso nem mesmo foi solicitada ao Ministério da Educação (MEC) até o momento. Lopes cita um anseio da sociedade por um curso de Medicina da instituição, pelo próprio trabalho das Osid na área educacional. Hoje, a entidade conta com 22 programas de residência médica que acolhem profissionais de todo o Brasil.

“Daí decorre toda uma expectativa. (O curso de Medicina) Está no nosso planejamento estratégico, mas a gente não entende que seja o momento. Nosso momento é do curso de gestão hospitalar. Medicina é um caminho que vai ocorrer naturalmente, mas não tem previsão agora", admite, citando o curso de tecnólogo em gestão hospitalar. Este, sim, deve ser implementado até 2026, em Salvador.

"Medicina é um caminho que vai ocorrer naturalmente, mas não tem previsão agora"

Sérgio Lopes

Assessor administrativo das Osid

No último dia 31, o MEC divulgou a lista das universidades e faculdades que tiveram propostas habilitadas para novos cursos de Medicina na Bahia. O estado teve 33 candidaturas aprovadas na etapa de análise de admissibilidade e capacidade econômico-financeira da mantenedora. Agora, as instituições têm um período para entrar com recurso e o resultado final está previsto para maio.

No entanto, a Faculdade Santa Dulce não estava entre elas. Na verdade, nem mesmo há instituições habilitadas a abrir novas vagas em Salvador. De acordo com as novas regras do MEC e do Ministério da Saúde, novas graduações de Medicina só podem ser implementadas a partir de agora seguindo os editais do programa Mais Médicos, cujo foco é a interiorização do ensino médico. O edital atual, que disponibilizou 5,7 mil vagas em todo o Brasil, foi lançado em novembro de 2023.

“(Não ter a opção de Salvador) É mais uma razão pela qual você não encontrou nosso nome entre os aprovados", explica Lopes. A futura instituição vai funcionar em Patamares, em um terreno que foi doado às Osid. “Nosso foco hoje é voltado para a Faculdade Santa Dulce e a oferta do curso de gestão hospitalar. E a portaria (o edital do Mais Médicos) não contempla as capitais", pondera.

Segundo o assessor administrativo, a graduação em Medicina sempre foi algo vislumbrado como parte do planejamento estratégico da futura instituição, mas não é o foco de trabalho agora. “Só poderemos avançar nisso no momento adequado e quando o contexto de portarias fortalecer a faculdade de medicina (da instituição)".

No entanto, isso não significa que, uma vez que o MEC eventualmente lance um novo edital e libere vagas para Salvador, as Osid imediatamente vão entrar com o pedido para que a Faculdade Santa Dulce seja contemplada.

“A gente não tem esse aspecto da regulamentação como norteador, mas sim o momento da instituição. Esse momento nosso é de gestão hospitalar, mas não quer dizer que, em algum momento, a gente não possa vir a ter. A gente já tem vocação de ensino", enfatiza.

Sem fins lucrativos

Em 21 de junho de 2023, a superintendente das Osid, Maria Rita Lopes Pontes, se reuniu com a então secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Helena Sampaio, para tratar da implantação do curso. Em 12 de outubro de 2024, em entrevista ao jornalista Jorge Gauthier, a superintendente anunciou a abertura da faculdade dentro de dois anos e adiantou que o primeiro curso seria o de Medicina. A previsão era de que as aulas começassem até 2026.

Agora, o cenário mudou. “Medicina é uma possibilidade futura, mas, no momento, não", reforça o assessor corporativo Sérgio Lopes. De acordo com ele, a faculdade foi aprovada em duas etapas nos últimos meses: o credenciamento da instituição de ensino com conceito máximo junto ao MEC e a aprovação do curso de gestão hospitalar, também com nota máxima.

“Houve a visita em novembro de 2024 para a habilitação da instituição e outra visita em janeiro deste ano para a habilitação para o curso de gestão hospitalar", diz. O próximo passo é aguardar a publicação do ato autorizativo no Diário Oficial da União. Somente após esta etapa é que o de gestão poderá abrir inscrições. 

Daí a expectativa de que essa graduação seja oferecida em 2026. “É mais provável que a gente faça a oferta inicial da especialização lato sensu de gestão hospitalar e, depois, o curso de gestão", acrescenta Lopes. Serão 100 vagas por ano para o curso de tecnólogo em gestão hospitalar.

Um curso de Medicina na futura Faculdade Santa Dulce gerou interesse pela própria natureza da instituição, que é filantrópica sem fins lucrativos. Por isso, havia a expectativa de que os preços praticados fossem semelhantes ao de outra instituição que tem o mesmo perfil: a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Enquanto outras faculdades particulares de Salvador têm mensalidades que chegam a R$ 13,8 mil, a Bahiana custa pouco mais que a metade (R$ 7,6 mil, em 2025).

Na lista de instituições habilitadas pelo MEC no fim de janeiro, há aquela que deve ter, portanto, o segundo curso privado de Medicina sem fins lucrativos no estado - a futura Faculdade Católica de Medicina da Bahia, que deve ser instalada em Camaçari. A informação foi revelada pelo CORREIO na última segunda-feira (3).

Neste sábado (8), em uma entrevista exclusiva ao jornal, o reitor da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), Deivid Lorenzo, adiantou detalhes sobre a implementação e garantiu o compromisso de manter o ‘padrão de excelência com a menor mensalidade possível'. A futura Faculdade Católica de Medicina da Bahia terá a mesma mantenedora da Ucsal, mas será uma instituição independente.